Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Divertiláxia, Creche e Jardim de Infância (Praia da Vitória)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro

2. Área aproximada da horta (m²):

2/3 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todas as semanas, à quarta-feira, a turma dirige-se à horta para retirar excedentes, regar com a água coletada da chuva (no período da manhã) e colocar borra de café ou cinzas para afastar os insetos. Os pais têm trazido plantio de legumes ou frutos para plantarmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças estão mais despertas para os cuidados a ter na horta, a sua preservação e têm controlado o seu crescimento. Além disso, estão mais conscientes para que tipo de fertilizante biológico podemos usar para fertilizar a nossa terra e que pesticidas naturais ou repelente podemos usar para afastar os insetos. Esse tipo de informação é fornecido aos pais e estes já começam a implementar as mesmas técnicas nas suas hortas em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos uma brigada da limpeza e a brigada da rega. Todas as semanas, as equipas realizam as suas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi retirado todo o excedente; colocámos terra do nosso compostor e usamos cinzas de madeira e compostagem de cascas de fruta e de legumes para fertilizar a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

cascas de frutas e de legumes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Por enquanto são: alface, cenouras, couves, repolhos, agrião, espinafres, morangos, salsa, hortelã. Temos seguido o nosso almanaque.
Além disso, os pais trouxeram para a nossa horta aromáticas: alecrim, nêveda e marrolho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Conseguimos retirar à volta de 2 kg de repolhos; aproximadamente 1 kg de couve e alface. As cenouras ainda não cresceram o suficiente; os morangos só resistiu um morangueiro que começa a dar flor.
Estas quantidades são referentes aos produtos que produzimos na nossa mini horta e na nossa horta da quinta do tio Manuel.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As aromáticas servem para confecionarmos águas aromatizadas e para chá. Os legumes servem para as nossas sopas e a alface para fazermos saladas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as quartas-feiras, pelo período da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Construímos um hotel dos insetos para as espécies invasoras e colocamos borra de café na horta para afastar os caracóis e cinzas de madeira para afastar as formigas dos morangos.
Com a nêveda, fizemos um repelente para afastar outros insetos que pousavam nas hortaliças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas - cinzas de madeira
Caracóis - borar de café
Mosquitos - chá de nêveda

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A sala dos 3/4 anos recolheu alguns repolhos e couves e levámos para a cozinha para fazer uma sopa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fizemos chá de alecrim e nêveda e oferecemos aos colegas da escola e às mães no dia da mãe.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fizemos a experiência do crescimento do feijão em algodão; plantámos na nossa horta; registámos a sua evolução e levámos para casa plantio de feijão e de salsa. Para isso, criámos uma mini horta com material biodegradável e celebrámos assim o Dia Mundial da Agricultura.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Além da nossa mini horta, continuamos a trabalhar e a desenvolver a horta da Quinta do Tio Manel, o nosso parceiro educativo. Este cuidado é realizado uma vez por mês.
A nossa mini horta é cuidada semanalmente, pela brigada da limpeza e da monitorização da rega (sempre às quartas-feiras, pelas 10h). É sempre preenchida a tabela da rega, pela brigada de monitorização.

15.1. Link para a página da horta: