Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Sampaio (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo (na EPE fazem todos os anos uma horta pequenina)

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AEC - Educ. Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

260

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias disponibilizaram semente e rebentos, assim como utensílios de horta,

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É uma das atividades preferidas dos alunos; há turmas que monitorizam a proteção da horta, cuidando se há alunos a desrespeitar o espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente, há 2 turmas (50 min cada) a cuidar da horta durante o tempo de AEC

7. Como é feita a preparação do solo?

Dada a terra ser muito dura, foi colocada terra nova por cima disposta em quadrados; esta terra traz fertilizante; a limpeza do espaço tem sido realizada pelas turmas, assim como a rega.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com ervas da própria horta e com restos de alimentos das refeições (lanches e almoços)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Árvores de frutos, aromáticas, vegetais, abóboras, tomate, morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 3 a 4 kg de cada. Há árvores cujos frutos ainda estão verdes.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levam para casa

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água paga.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas várias aulas na horta, quer para perceber a sua importância, quer para apreciar os resultados.
Algumas turmas estiveram na horta para identificar as várias culturas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A importância do cuidar; a importância e ingerir alimentos biológicos.

15.1. Link para a página da horta: