Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI da Abelheira (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos aproximadamente

2. Área aproximada da horta (m²):

49

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

308

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Como? A convite do Estabelecimento, da sua Coordenadora, das professoras e educadoras.
Frequência: Sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade escolar:
- Educação ambiental;
- Mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.
Nos alunos:
- Incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental;
- biodiversidade vegetal;
- oferta de outras atividades educacionais na escola;
- criação de recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã;
- Mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manutenção da horta: O professor responsável pelas hortas faz a manutenção mensal, por vezes com os alunos e as educadoras, outras vezes sozinho (quando está demasiado frio para as crianças).
Repartição de tarefas: As turmas do JI vão regularmente à horta, seja para mondar ervas, seja para colheita de legumes ou ervas aromáticas, assim como frutos. Por vezes apenas para observar o estado das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

limpeza: A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade das crianças.
mobilização: A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.
fertilização: A fertilização é feita com composto da compostagem presente na horta, substratos orgânicos e estrume de cavalo.
Não se utiliza fresa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos verdes resultantes da manutenção dos jardins existentes;
Restos de comida da cozinha crus (cascas de legumes e frutas, cascas de ovos)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

fruteiras: Goiabeira, nespereira, limoeiro, tangerineira, laranjeira, mangueira)
legumes: Couves, alfaces, cenoura, alho-francês, cebola, beterraba, favas
ervas aromáticas: Erva-príncipe, hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente (semanal pelo professor que supervisiona as hortas do agrupamento, e pelos alunos acompanhados pelas professoras).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se debaixo das folhas por posturas de ovos de lagartas, e posturas na parte superior das folhas de postura de Crisopa.

Pragas: Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.
Doenças: As principais doenças são a hérnia das crucíferas, causada pelo fungo Plasmodiophora brassicae e a bactéria Xanthomonas campestris.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta das couves e Caracóis.

Controlo da praga de caracóis - Remoção dos indivíduos presentes, armadilha (vaso invertido e captura dos caracóis na manhã seguinte).
Controlo da praga de Lagarta das couves - Plantar várias aromáticas por perto e fazer uma boa mistura de cultivos (máxima biodiversidade) é sempre um bom princípio.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Sessões com professor responsável pelas hortas do Agrupamento sobre diversos temas (compostagem, fertilização orgânica, tipos de solos, tipos de plantas, gestão eficiente da água) Construção de compostor, Construção de mini-hortas e caixas de madeira, C

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Criação de hortas biológicas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Embelezamento dos Espaços exteriores

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de compostor

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/esla.edu.pt/eco-escolas/eco-escolas