Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi iniciada no presente ano letivo -2021-22.

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação especial (na biologia e matemática)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- A reciclagem de resíduos orgânicos no processo de compostagem (uso de folhas mortas e cascas de ovo);
- A utilização racional da água ou mesmo o aproveitamento das águas de chuva para regar;
- Incentiva hábitos alimentares saudáveis;
- Promove o trabalho de equipa;
- Intenta hábitos de preservação do ambiente;
- A horta como forma de rentabilizar (venda de produtos);
- Estimula a curiosidade dos alunos;
- Aumenta o conhecimento sobre as plantas de uma forma progressiva, englobando as várias fases das vidas das mesmas e a sua importância para o homem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- A manutenção da horta é realizada por todos os alunos envolvidos:
- A rega é assegurada pelos alunos que frequentam o CAA (todos os alunos que usufruem de medidas adicionais). O horário e frequência é ajustado de acordo com as condições climatéricas.
- As plantas infestantes (plantas daninhas) são retiradas semanalmente pelos alunos que frequentam o CAA.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Limpeza do espaço (todos os alunos, divididos em grupos de 4 (3 vezes por semana, durante 2 semanas); “primeira quinzena de fevereiro.
- Procura na escola solo rico em matéria orgânica (solo que se encontra debaixo da caruma); 3.ª semana de fevereiro.
- Recolha e colocação na horta pedagógica de solo rico em húmus. 3.ª semana de fevereiro.
- O solo foi ainda enriquecido por estrume biológico cedido pela Colégio “O Carinho”.
- Utilização das cascas de ovos (trazidos de casa e das receitas elaboradas no CAA) para melhorar a qualidade do solo. 2.ª semana de fevereiro.
- Enterramos no solo da horta as folhas mortas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são o tomate, batata, courgete, cenoura, melão, chuchu, salsa, coentros e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data apenas foi possível recolher ervas aromáticas (salsa, coentros e hortelã). Menos de 1 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são adquiridos por alunos, professores e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de acordo com a temperatura ambiente. Se estiver muito calor a rega é feita diariamente. Senão, e se não chover, é feita de dois em dois dias.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada observação direta nos dias da rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta foram dinamizadas com o objetivo de sensibilizar para uma alimentação saudável, para a importância do uso consciente e racional da água, de forma a abordar a sustentabilidade do meio ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No presente ano letivo não foi possível realizar outras atividades relacionadas com a horta pedagógica, uma vez que até à data apenas foi possível recolher ervas aromáticas (salsa, coentros e hortelã).
No próximo ano letivo prevemos realizar feiras na escola e confeção de sopas e saladas.

15.1. Link para a página da horta: