Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

2m por 2m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Transversal às diferentes Áreas de Conteúdo das OCEPE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que se justifica (contribuição com sementes e plantas, ou outros materiais necessários à manutenção da horta)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas crianças:
– Promove o conhecimento dos variados legumes;
- Promove o conhecimento da constituição das plantas;
- Promove o acompanhamento e desenvolvimento das plantas;
- Promove o incentivo do desenvolvimento de uma agricultura sustentável e biológica;
- Promove o consumo de futas e legumes, ou seja, de uma alimentação saudável.
Na comunidade:
- Promove a colaboração de toda a comunidade educativa, nas diferentes fases de implementação e desenvolvimento da horta.
- Sensibilização para a agricultura biológica e valorização dos produtos locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alternadamente os dois grupos de crianças do Jardim de Infância cuidam da horta (rega e ervas daninhas).
As sementeiras e novas plantações são feitas em conjunto, com o devido distanciamento social (Observando as regras da DGS)

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o apoio de todo o pessoal envolvido e das crianças. Fazendo compostagem de cascas de
fruta e talos de legumes do refeitório, assim como com a utilização da cinza dos fogões de
lenha existentes no jardim de Infância.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de frutas, talos de legumes utilizados na preparação das refeições no refeitório do Jardim
de Infância, recolha de folhas das árvores do jardim, cascas de ovos, ervas daninhas, entre outros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, tomate, morangueiro, rabanete, … Ervas aromáticas, para utilização como tempero
ou ornamentais ( salsa, coentros, tomilho, cebolinho, alecrim, alfazema, rosmaninho,…)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Trata-se de uma horta de reduzida dimensão.
O nosso objetivo é sensibilizar as crianças para a agricultura biológica e para os seus benefícios na qualidade dos alimentos assim produzidos, bem como para os seus benefícios na nossa saúde.
Assim, privilegiámos o envolvimento dos dois grupos de crianças em todo o processo, desde a preparação da terra, sementeira, plantação, rega, acompanhamento do seu desenvolvimento e recolha dos produtos.
De registar que todos as sementes germinaram, cresceram e desenvolveram-se naturalmente. Os legumes plantados desenvolveram-se da mesma forma, não se tendo registado qualquer perda.
Semeámos: favas, ervilhas, feijão verde, cenoura, hortelã, tomilho, salsa, coentros, cebolinho, alfazema.
Planámos: couve, espinafres, cebolas, morangueiros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os produtos recolhidos foram utilizados na confeção de pratos que fizeram parte de refeições das crianças.
Como se trata de uma horta de reduzida dimensão, e com alguma variedade de legumes, nunca se verificou excedente que justificasse venda de produtos na comunidade

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com a ajuda das crianças, em regime rotativo com os dois grupos, sempre que se justifique.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que se justifica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta:
- Constituição das plantas;
- Diferença entre semear e plantar;
- Compostagem;
- Rega. Quando regar: melhor altura do dia para regar; como regar.
- Manutenção da horta: recolha de ervas daninhas; novas plantações, ….
- Alimentação saudável e sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos:
- Sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente assim como o pessoal da cozinha, que prepara as refeições das crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças mostraram-se sempre muito motivadas e envolvidas nas atividades relacionadas com a horta, apreciando de forma muito entusiástica os alimentos confecionados com os legumes recolhidos na horta.

15.1. Link para a página da horta: