Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Egas Moniz (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano

2. Área aproximada da horta (m²):

35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Português, Matemática e CN

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com sementes e plantas sempre que são solicitadas.
A Associação de Pais também se disponibiliza para a divulgação de atividades.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Plantação de batatas com o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) realizando experiências sensoriais;
Plantação de árvores de fruto, limpeza de canteiros, sementeiras havendo grupos de alunos com vontade de autonomamente fazer esses trabalhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são organizadas com a ajuda de funcionários e professores que acompanham os alunos em momentos programados. Também há um grupo de alunos que se organizam voluntariamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizada com alfaias agrícolas manuais e é utilizado composto orgânico resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada num compostor feito na escola, usando sobras café, restos de folhas secas e das podas e resíduos orgânicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolo, alface, batata, couve galega, couve - bróculo, girassol, canteiros de aromática: cebolinho, tomilho, alfazema, alecrim, salva, cidreira, Erva- Príncipe, Manjericão, Salsa. E ainda framboeseira, Lúcia - Lima; Gerânios e Malmequer amarelo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns confecionam-se em atividades do CAA e outros são colocados à disposição da comunidade educativa que contribui com que puder.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com mangueira no período da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Observação direta do estado das espécies.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram feitas várias ações de trabalhos na horta. Neste caso temos a plantação de batatas que envolveu alunos do CAA e de toda a equipa (professores e assistentes operacionais) numa perspetiva inclusiva proporcionando experiências sensoriais e com a presença de outros alunos da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de árvore de fruto e Eco-Leituras:
Poesia feita pelos alunos;
Leitura de trechos do livro: A floresta, de Sophia de Mello Breyner Andersen e Ou isto ou aquilo, de Maria Cecília Meireles
Estiveram presentes duas turmas do 5.º ano (cerca de 50 alunos) com as suas professoras de Português e de Música e ainda os alunos do CAA

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

À procura da biodiversidade da horta
CITY NATURE CHALLENGE 2022
Global Action Days
No passado dia 29 de abril, durante as aulas de Geografia (que aborda a questão da importância da Agricultura Biológica na preservação da Biodiversidade), cerca de 90 alunos do 8.º ano de escolaridade participaram na iniciativa internacional "City Nature Challenge 2022

Com a orientação de técnicos do Laboratório da Paisagem e da professora de Geografia, os alunos procuraram e observaram a Biodiversidade dentro do recinto escolar e usaram a aplicação móvel Biodiversity GO para a registar!

Observaram os Rebentos da Primavera do castanheiro plantado em novembro!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/167887013380474/posts/2149299298572559/?sfnsn=mo