Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde do dia 10 de Janeiro de 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

(6 +6) 12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ainda não há resultados evidentes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um tempo por semana, 2ªfeira, no qual os alunos vão com o professore à horta, é feita a revisão das tarefas já realizadas e as tarefas que deverão ser executadas, organizam-se grupos ou atribuem-se as tarefas por aluno, por vezes uma mesma tarefa é partilhada por alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita pelos alunos, foram retiradas as ervas de modo manual, recorrendo a pequenas ferramentas e a luvas. A mobilização do solo foi mínima houve o cuidado de não mobilizar a grande profundidade e de não pisotear (sempre que possível). Ainda não se recorreu à fertilização dos solos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, rabanetes e lavanda.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sim_X, uma vez por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas é feita uma observação pelos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Oficina das Hortas, semanal desde de 10 de Janeiro, realizou-se seis vezes, estão inscritos 14 alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: