Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Externato de S. José (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

16 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias já confeccionaram produtos da horta e partilharam posteriormente as receitas elaborados com os mesmos.
Os EE contribuem com café e ovos para fertilizar o solo e afastar as pragas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com o projeto da horta e outros desenvolvidos pelos alunos como a construção de comedouros e bebedouros para pássaros, a procura de mercados locais para escolher produtos da época; o contacto com os avôs dos alunos para aferir como tratar diversas pragas; estratégias para fertilizar a horta.
A horta foi benéfica para os alunos uma vez que permitiu o desenvolvimento de diversas atividades ao ar livre, em segurança, no âmbito das ciências naturais e de geografia. Permitiu consciencializar os alunos para a importância da produção do próprio alimento, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente pelo menos uma das turmas do 8º ano vai à horta. Alguns alunos arrancam ervas daninhas, outros plantam/semeiam novas culturas; outros regam; outros tratam do compostor e outros vão repor alimento nos comedouros dos pássaros. São os alunos que escolhem as tarefas que querem desenvolver.

7. Como é feita a preparação do solo?

São removidas as ervas daninhas, depois o solo é escavado e arejado, depois é adicionado composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos dois compostores, e estão alguns alunos responsáveis. São adicionado borras de café, cascas de legumes/frutas que os alunos e professores trazem de casa. é monitorizada a temperatura e humidade regularmente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de inverno: couves variadas, alfaces, cenouras, beterrabas
Cultura de primavera: favas, ervilhas, alfaces, cenouras, beterrabas, tomates variados, pimento, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, batatas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são vendidos aos professores e funcionários. Outros foram oferecidos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao mês de maio foi feita pelos alunos utilizando um regador. Agora o sistema de rega está ligado durante 15 minutos dia sim dia não. Sempre que vamos à horta regamos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que vamos à horta

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, nas couves de inverno. Foram utilizadas cascas de ovos e café colocado superficialmente à volta destas culturas e borrifamos com água e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - Foram realizadas até ao momento 4 feiras. Estiveram envolvidos 68 alunos. Os produtos foram preparados pelos alunos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: a horta foi utilizada para aulas de CN das turmas de 8º ano. Na totalidade foi “palco” de aulas 10 vezes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sopas e pratos: Os produtos da horta foram oferecidos três vezes, uma dela foi a alunos do Externato do 5º ano. Levaram para casa e juntamente com os pais confeccionaram uma bela refeição.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi instalado um sistema provisório de rega automática para auxiliar na rega no período de verão, e férias escolares.
Este ano como referi está a ser feita compostagem.

15.1. Link para a página da horta:

Não tem.