Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 9 anos. Neste momento temos uma horta já de alguma dimensão, dividida em duas partes. Uma para as ervas aromáticas e/ou de chá e a outra para cultivo de legumes e hortaliças.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta em recinto escolar contribui positivamente nos nossos alunos, uma vez que a mesma é visitada, por diversas turmas, com o objetivo de sensibilização para uma alimentação saudável e variada, dado que se trata de uma horta com produtos variados e todos de origem biológica. Contribui também para o conhecimento da diversidade de plantações possíveis de acordo com a altitude e tipo de solo presente. É também um espaço de aprendizagem para os alunos pois aprendem a cultivar diversos legumes e não só.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem três professores responsáveis pela organização da horta. A manutenção da mesma e as tarefas são realizadas pelos professores em coordenação com dois funcionários da escola que têm a função da rega diária (quando necessária) e também a plantação e colheita dos produtos. Os alunos do clube Eco-Carmo participam na limpeza das ervas daninhas, na plantação das espécies, na colheita de legumes e vegetais e participam ativamente nos mercadinhos em que disponibilizamos os produtos à comunidade educativa.
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos deslocam-se à horta para realizarem plantações e colheita de produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e feita apenas com a monda.
Existem algumas plantas que já vem dos anos anteriores. (aloé vera; muitas aromáticas).
Espontaneamente aparece rúcula (que provêm da disseminação), outras são introduzidas de acordo com as reservas de sementes ou estacas disponibilizadas pelos professores responsáveis pela manutenção e pelo jardineiro da escola.
A fertilização e feita apenas recorrendo a chorume e composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com parte dos resíduos de cantina (o restante é usado para alimentação de animais de um funcionário da cozinha), com folhagens obtidas nos diversos jardins da escola e com a borra do café dos bares da escola
Os materiais recolhidos são encaminhados para duas caixas de compostagem, organizadas pelo jardineiro da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta tem uma grande variedade de plantas: alfaces, rúcula, cebolas, alho francês, couve todos-os-dias, couve repolho, salsa, coentros, aipo, beterrabas, espinafres, pimentas, fisálias, tomilhos, mentas, salva, planta de caril, alecrim, pessegueiro inglês, funcho, alfavaca, manjericão-de-folha-larga, manjericão roxo, jarvão.
A aprendizagem das consociações foi apenas feita para as cebolas e as alfaces.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Sendo que este ponto é novo, eu não me apercebi de que era necessário proceder à verificação da quantidade em massa, pelo que não temos nenhuma estimativa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são disponibilizados, à comunidade educativa, através de feiras na escola. Uma parte é disponibilizada para a cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada diariamente, se necessária, com recurso a água canalizada e são usados aspersores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita visualmente e semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apareceram algumas lagartas e lesmas, mas não afetaram a produção. Usou-se casca de ovo maçada para evitar que as lagartas comessem as alfaces a as couves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola: foram realizadas 14 feiras na escola onde disponibilizamos os produtos da horta à comunidade escolar. Estiveram envolvidas na preparação das feiras e venda dos produtos 4 professores e 2 eco-alunos no total.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta e os jardins da escola são frequentemente visitados pelas turmas da escola no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Educação Visual. No caso das duas primeiras, para estudar a biodiversidade e no caso de educação Visual para fazer ilustrações de plantas e animais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: Todas as semanas um dos cozinheiros desloca-se à horta para recolher o que estiver disponível para a confeção de sopa (regra geral, couve todos-os-dias, espinafres) ou outros pratos (alface). Para tempero recolhem ervas aromáticas (manjericão-de-folhas-largas, salsa, alecrim, tomilho, tomilho-limão, etc.).
Todos os dias são confecionados chá para disponibilizar à comunidade educativa, quer seja, no bar dos alunos, quer seja no bar dos professores. O chá varia todos os dias e é feito com as ervas aromáticas, presentes na nossa horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta são cultivadas espécies de flores que dão outra cor e vida à mesma. Destacam-se as rosas e os cravos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EcoCarmo-167277056635608/?ref=bookmarks