Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sendo uma zona rural fornecem sementes e produtos para plantação e também na manutenção da horta quando solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e pais discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados à manutenção da horta, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas.
Com o projeto da horta escolar, destacamos a produção e consumo de alimentos biológicos pelos alunos e atividades ligadas à culinária na escola.
Os alunos levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é organizada através de uma escala para que todas as turmas sejam envolvidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com o apoio dos colaboradores da Junta de Freguesia, com a eng. responsável pela implementação deste projeto nas escolas e com alguns familiares dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita diretamente na horta, num espaço especifico para o efeito.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas a consociar estão dispostas em linha.
Alface, Alho-Francês, Couve,
Alface, Beterraba, Cenoura
Alho, Alho-Francês, Cebola
Abóbora, Courgete,, Pepino
Ervilha, Feijão

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 150 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo no refeitório da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação direta

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Embora haja alunos que levem desperdício da horta para os seus animais de casa.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas, saladas e outros pratos ou acompanhamentos

Esta atividade dá a oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas e utilizá-las como alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concorremos ao concurso Nacional de Hortas Pedagógicas e obtivemos o 13º lugar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Temas de textos ligados ao consumo de frutas e verduras.
Áreas e perímetros.
O que precisam as plantas para crescer.
Experiências.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Através da Horta Pedagógica pretende-se despertar o interesse dos alunos para o cultivo dos produtos e conhecimento do processo de germinação; Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; Consciencializar para a importância de comer alimentos saudáveis e nutritivos; Degustação dos alimentos semeados, cultivados e colhidos; Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis; Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar; Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana; Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/veracatarina.prietopaulo/posts/pfbid0218ArVZRBc7bKGhsoDp9zVqRx2hsDaZsYewRtG2Nytk5KJnBMHY2W6LUz3J24CT92l