Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB S. Faustino (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta escolar será criada durante este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, Matemática; Ciências Experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário: através de doação de sementes, plantas para plantio, feiras, regas ao fim de semana (se necessário), concursos(mensalmente), leilões( no final do período letivo), conhecer e explorar alguns provérbios/adivinhas populares sobre colheitas (quinzenalmente)...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

1 – Entender a sazonalidade dos alimentos – conhecer o calendário de plantação/sementeiras e colheitas
2 – Conhecer e explorar as variedades e importância das sementes
3 – Conhecer várias flores e ervas aromáticas e sua importância na biodiversidade e controlo de pragas no jardim e horta
4 – Explorar e conhecer alguns dos insetos úteis
5 – Construir abrigos para insetos amigos
6 – Poder explorar o processo de compostagem (degradação de resíduos orgânicos em fertilização natural)
7 – Oficinas com lupas para explorar toda a biodiversidade do micro-sistema da horta
8 - Explorar algumas oficinas de cozinha – preparação simples de refeições com legumes da horta...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Se for possível implantar 4 (1 vertical e 3 horizontais) far-se-á o esquema de rotação de culturas de 4 anos, sendo as tarefas repartidas por diferentes equipas. Este ano, serão organizados 2 canteiros. Um de aromáticas e flores comestíveis e outro de vegetais e legumes. Far-se-á a rotação de culturas e divisão em canteiros. Serão formadas equipas responsáveis por preparar os tabuleiros de semeadura, identificação de espécies e preparação de tabelas para verificação, registo e comunicação. Outra equipa para preparação da terra dos canteiros e transplante, outra para rega. A equipa de rega deverá ter em atenção o momento de rega (Primeiras horas da manhã), deverá privilegiar-se o sistema gota a gota.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para preparar o solo começar-se-á com um teste de PH e depois adiciona-se a matéria orgânica e fertilizantes para corrigir o PH e melhorar a drenagem se for necessário. Assim que o solo ficar pronto, faz-se fileiras para plantar os legumes, as aromáticas e as flores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Será realizada com resíduos orgânicos usados na escola – restos da cozinha e cascas de fruta das crianças. Será realizado com compostor Bokashi.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

• Batata: alho, beringela e urtiga
• Beterraba: cebola
• couve: artemísia, sálvia, alecrim e tomilho
• Feijão: nabo, segurelha, alecrim e milho
• Nabo: alecrim e hortelã
• Morangueiro: alface, cebolas e espinafres
• Repolho: cebola e estragão
• Tomate: cravo túnico, manjericão
• Cebolinho: Cenoura, Framboesa, Groselha e Pepino

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que possível usa-se a água recolhida da chuva (mas tem chovido pouco) rega gota a gota de preferência e sempre nas primeiras horas da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Serão combatidas com as plantas de consociação 1 vez por semana de preferência ou biologicamente:1.Escolher as variedades de vegetais mais resistentes a insetos e doenças. Sempre que possível, devemos escolher sementes de agricultura biológica ou biodinâmica. Além disso é preferível produzir as plantas para transplantar.
2. Fornecer abrigo para inimigos naturais das pragas, como insetos predadores (aranhas, joaninhas), morcegos, pássaros.
3. Melhorar a estrutura do solo, adicionando composto orgânico ou fazendo adubação verde. Permite assim, um solo saudável que permite o crescimento de plantas mais saudáveis.
4. Cultivar ervas aromáticas e medicinais para trazer insetos benéficos à horta que, têm um efeito repelente para pragas.
5. Cortar as primeiras plantas infestadas e remove-las do local. Assim, ao remover os resíduos das colheitas infetadas, vamos ajudar a interromper os ciclos biológicos dos insetos.
6. Utilizar sempre métodos preventivos naturais, como controlo biológico. Quando facilmente visíveis, devemos recolher manualmente as pragas.
7. Evitar monoculturas em canteiros ou parcelas com área superior a 1 m2. Como resultado promovemos maior biodiversidade, cultivando por exemplo algumas plantas como flores comestíveis como amores perfeitos, calêndulas, camomila, capuchinhas, entre outras.
8. Promover a rotação de culturas. Acima de tudo, não cultivar os mesmos tipos de vegetais no mesmo local todos os anos. Podemos fazer uma rotação de 3 anos em 3 canteiros ou uma rotação de 4 anos em 4 parcelas (mais aconselhado).
Mesmo com todos os cuidados enumerados, é normal que possam surgir algumas pragas, sobretudo as mais comuns. Assim, devemos utilizar algumas armadilhas adequadas no controlo ecológico de pragas como por exemplo as placas de cartão amarelo pegajoso (facilmente encontradas no mercado). Estas são muito eficazes em alguns insetos voadores como mosca branca e alguns pulgões.
Menos aconselhado também podemos usar Tratamentos naturais mas, atenção, só em ultima instancia!

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Plantação de árvore autóctone

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - esta atividade serviu de alavancagem para a nossa horta na escola envolveu todos os alunos da escola assim como toda a comunidade escolar.
Foram utilizados produtos diversos que embora não tenham sido os da horta escolar eram também biológicos e por isso foram exemplo para iniciar a horta.
Os alunos sensibilizaram a comunidade e os pais para diferentes aspectos e formas de reciclar e usar alguns produtos e foram falando que era importante aproveitar algumas coisas para fazer adubos em casa

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos:
Nesta atividade as crianças confecionaram compota de abóbora usando abóbora biológica da horta da educadora. A compota foi trocada na feira da escola e o fruto da troca foram algumas sementes e mais tarde serão algumas plantas e também terra. Também alguns foram vendidos por um preço simbólico e foi abordado a importância da sustentabilidade económica

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantação de árvore autóctone: para preservar ou tentar as espécies e a biodiversidade as nossas crianças plantaram uma árvore autóctone um carvalho

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: