Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2015

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Físicas e Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem, sempre que necessário, com a doação de plantas, sementes e outros materiais essenciais à realização das atividades desenvolvidas na Horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

São valorizados os conhecimentos e experiências dos alunos nesta área promovendo a partilha de saberes.
Interesse, curiosidade e empenho dos alunos envolvidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno está dividido em parcelas, sendo que, cada uma é da responsabilidade dos grupos das turmas que estão envolvidas. Os alunos são supervisionados pelos professores responsáveis.
A manutenção da Horta é assegurada com a distribuição de tarefas (monda, sacha, rega, delimitação de canteiros...) atribuída às duas turmas, com rotatividade entre o alunos (escala de rotação).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é realizada sempre que necessário. A preparação do solo foi efetuada no inicio do ano com recurso a enxadas a fim de se proceder ao arejamento do solo (o solo foi revolvido com enxada).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de vegetais resultantes da monda, de restos de alguns alimentos vindos do refeitório e borras de café do Bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas associadas a alface ;
Chícharos em associação com couve;
Batatas e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

50 kg de batatas
20 Kg de couve
10Kg de favas
10 Kg alface
5 kg de morangos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos no Mercadinho do PIEF.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido feita com água da chuva, em função das condições climatéricas. Este ano de reduzida precipitação tem sido regada com água da rede a qual é recolhida no dia anterior para libertar o cloro.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação direta é efetuada uma análise às plantas em crescimento, semanalmente, a fim de detetar possíveis pragas/doenças. Assim que detetadas anomalias é aplicado chorume de urtiga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todos os trabalhos desenvolvidos na Horta são dados a conhecer à comunidade educativa através da rede social de Facebook, através de registos fotográficos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100011519314336