Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2015/2016 – 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

190 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração e Cidadania e desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas em celebrações especiais anualmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atribuição de valor ético à Terra como uma entidade a respeitar. Proceder à preparação do solo com adubação verde, com rama de favas e pousio durante o verão, à exceção do anel interno da mandala com as aromáticas- Erva príncipe, tomilho, orégãos, sálvia, cidreira, arruda, estévia, hortelã, coentros, salsa, manjericão, segurelha, santolina, alfazema e doce-lima. A meados de setembro plantação por consorciação de couve portuguesa, galega, brócolos couves-flor, espinafres alhos porros, rabanetes acelgas, acelgas, cebolo e alfaces. A segunda plantação novembro de favas e mais tarde de ervilhas tortas. No jardim que circunda a horta preocupação fundamental com a erradicação das plantas invasoras, manutenção das plantas autóctones. Cuidar e inventariar a diversidade da flora e da fauna. Conhecer as espécies arbóreas e as plantas as aromáticas e suas aplicações na saúde e na alimentação em parceria com a cozinha e restaurante pedagógicos promover almoços de apelo ao menor consumo de carne privilegiando a dieta mediterrânica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente com os participantes mais regulares. Os alunos são responsáveis pela sementeira, plantio e manutenção dos canteiros que lhes foram distribuídos, cultivo em consórcio de plantas companheiras.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fertilizado com a compostagem ou com húmus do jardim. Procedendo, como já dissemos à preparação do solo com adubação verde, com rama de favas e pousio durante o verão, à exceção do anel interno da mandala com as aromáticas. Após o pousio são retiradas as ervas com enxadas e sacholas, estas são levadas em carrinho de mão para a compostagem e os canteiros são fertilizados com o composto produzido durante o ano.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sempre com restos florestais do Jardim, vegetais, fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Acelga, alface, cebolo, orégãos. Couves, alface, brócolos, espinafres, couve-flor, manjericão. Favas e acelgas e coentros. Ervilhas, capuchinhas e alhos porros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

De 80kg a 100kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados maioritariamente na cozinha e restaurante pedagógicos, são trocados por restos orgânicos para a compostagem, doados aos voluntários e só os excedentes são vendidos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através do tanque- 6,33 m3; reservatório- 0,85 m3, a charca com 1,20 m3, medidas aproximadas, todos os reservatórios de água de nascente e pluvial. Só excecionalmente em período de seca se recorreà água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente quando fazemos o trabalho de manutenção da horta. Mas temos aromáticas que nos ajudam a manter as culturas saudáveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Com cinza, casca de ovos e limpeza manual.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Durante este ano letivo cuidamos de 4 galinhas e 1 galo que proporcionaram uma grande dinâmica na comunidade escolar e nas visitas de fim de semana dos habitantes com crianças de Santo António dos Cavaleiros. As galinhas poedeiras, produziam 4 ovos por dia que por vezes eram cedidos à cozinha pedagógica e outras eram vendidos aos professores ou oferecidos em troca de compostagem orgânica. Este ano iniciamos a criação de pintos e a galinha choca já chocou e fez nascer 2 pintos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta, semanalmente quando o tempo o permite, em que realizamos a manutenção da Horta, a preparação do solo, a sementeira, a plantação e a compostagem. Duração de 2 a 3 horas e aproximadamente 22 vezes. Estas aulas permitiram aos alunos a compreensão do conceito de sustentabilidade na educação, especificamente na pedagogia e na aprendizagem, pois pela prática efetiva na horta reconheceram a importância da necessidade de transição do paradigma antropocêntrico para um paradigma holístico de inclusão de todos os seres. Estas aulas também se alargaram aos alunos do jardim de infância do agrupamento, das 4 turmas que nos visitaram e que foram apadrinhadas pelos alunos mais crescidos da nossa escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Oficinas em simultâneo: Recuperação da charca de retenção da água pluvial, no anel central da mandala habitada por rãs, girinos e peixes e sensibilização para a compostagem semanal.

Legendas das fotografias: 1º recuperação e limpeza da charca, 2º Charco após a limpeza com peixes. 3º Sensibilização para a compostagem orgânica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de animais. As galinhas deram grande dinâmica à horta, pois eram muito procuradas pela comunidade, quer ao fim do dia quer aos fins de semana. As famílias das redondezas traziam as crianças para visitarem as galinhas e o galo e alimentavam-nas com restos de vegetais. Este ano temos 4 galinhas e um galo. As galinhas poedeiras dão-nos 4 ovos por dia que como já dissemos partilhamos com a cozinha pedagógica, vendemos ou oferecemos aos voluntários da horta. Legendas das fotografias 1ª o Galo Júlio a receber festas dos alunos do Jardim de Infância SAC, que foram apadrinhados pelos alunos do 2º TR e guias da visita ao nosso projeto; 2ª O primeiro pintainho a ser a nascer no galinheiro maternidade do nosso projeto e 3ª galinhas a passear junto aos bancos construídos pelos nossos alunos, a partir de paletes, que servem de sala de aula e de área de convívio e descanso.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na página do Menu Eco-Escolas/Horta Mandala/JAA estão as subpáginas das atividades específicas
https://www.hortamandalaesjcp.com/eco-escolas
No jardim envolvente da horta realizámos catalogação das 54 espécies arbóreas, em QRcodes com link para o nosso site, que nos permitem orientar visitas de estudo dedicadas ao conhecimento de aspetos de botânica. https://www.hortamandalaesjcp.com/jardim-alexandra-alpha-inventario

Continuamos a intervenção de erradicação das invasoras, durante 3 sábados com alunos do secundário profissional de cozinha, auxiliar de saúde e técnico de design e também com as turmas do ensino regular, 10 e 11º ano ciências e tecnologias e humanidades. https://www.hortamandalaesjcp.com/1%C2%BA-tr-erradica%C3%A7%C3%A3o-da-cortadeira-sel
Todas as referidas atividades culminaram com almoço convívio.
Na semana do agrupamento dedicamos 2 dias ao Eco-escolas dia 10de maio Peddy - Papper intitulado Biodiversidade e Floresta Biodiversidade – alunos participantes e equipa vencedora https://www.hortamandalaesjcp.com/peddy-papper-biodiversidade

e Eco-trilho https://www.hortamandalaesjcp.com/eco-trilho-esjcp
dedicado à sensibilização para a Biodiversidade, interdependência entre todos os seres e práticas de corpo e mente como a meditação.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.hortamandalaesjcp.com/ Este site inclui a Horta Mandala e o Jardim Alexandra Alpha