Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Caliços (Albufeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existe na escola desde da sua inauguração, mas no programa Eco - Escolas só há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Pré Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

145

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O envolvimento das famílias é realizando no mínimo uma vez por mês através de entrega de garrafas, tampas e de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido um grande potenciador na relação com a comunidade educativa, com as famílias e com as crianças. Esta interação é envolvimento possibilita às crianças a interiorização de conhecimentos e hábitos de preservação da sustentabilidade do meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O envolvimento na horta foi organizado pela distribuição das tarefas pelos diferentes grupos das crianças, sendo que cada grupo vai pelo menos uma vez por semana à horta e realizam-se diversas tarefas: compostagem, plantação de sementes, organização, decoração e identificação da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado manualmente e com o auxílio da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada com o auxílio da compostagem de alimentos vegetais da cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são Morangos, cebola, alho e chás.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita manualmente, sempre que necessário, com recurso a mangueiras e regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente, através de observação direta e remoção manual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve de caracóis e lagartas recolhidos pelos diversos grupos manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de pratos, é realizados iniciante através de recolha de alimentos plantados na horta, que são levados e preparados na sala de cada grupo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades na horta, são efetuadas através da manutenção, organização, decoração, identificação e plantação de diversos alimentos da hurta com os diferentes grupos de crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A compostagem é realizada nos diversos momentos da Alimentação com a colocação de alimentos vegetais da fruta de cada sala e da cozinha.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Decoração com materiais reciclados e elaboração de um espantalho.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoescolascalicos2122/