Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

42

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Espaço-Turma e Atividades de vida diária.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Utilização dos produtos, por membros da comunidade educativa;
Motivação e responsabilização dos alunos pelas atividades inerentes à horta;
Aplicação, na prática, de alguns conceitos abordados em sala de aula.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores, funcionários e alunos de Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) desenvolvem a maioria da manutenção e das tarefas na horta. No entanto, outros alunos, no âmbito de Espaço-Turma e da Biblioteca Escolar, também colaboram com alguma frequência, nomeadamente na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização é manual, com a participação dos envolvidos (já referidos anteriormente).
A fertilização é feita com materiais orgânicos, nomeadamente os resultantes da decomposição das folhas do jardim e de excrementos de animais (ex, coelhos).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e outros restos do jardim da escola, os resíduos verdes da cantina e as borras de café do bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pencas; couve-roxa; alface; malagueta, morangueiros, salsa, ervilhas, alecrim.
Consociações: alface/morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pequenas quantidades , dado que a horta é pequena.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São vendidos por um preço simbólico dentro da comunidade escolar. O valor angariado reverte para o CAA ( centro de apoio à aprendizagem).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Há um grupo de alunos que se responsabilizam pela rega em alguns dias da semana, se houver necessidade. Noutros dias a rega é responsabilidade dos alunos, professores e funcionários do CAA.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A horta vais sendo cuidada pelos alunos e professores de CAA (centro de apoio à aprendizagem) e de forma manual, mesmo no que respeita à monitorização das pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Presença de caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Distribuição/venda a elementos da comunidade educativa.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para além dos alunos de CAA, respetivos professores e funcionários, por vezes, outros alunos em Espaço Turma ou em Ciências, também vão cuidar da horta e serão abordados assuntos relacionados com os conteúdos de CN.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A compra, simbólica, dos produtos envolve todos os professores e funcionários da escola, que estejam interessados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Organização do espaço com paletes, de forma a uma maior facilidade no acesso ao espaço.

15.1. Link para a página da horta: