Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2010

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Conhecimento do Mundo (EPE) e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

189

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

13

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com as semestres e outros materiais reutilizáveis que são usados para o processo de plantação. Para além disso, em resultado da recolha de restos de comida não cozinhada, uma das famílias, após o tratamento específico, ofereceu o composto orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciência dos cuidados a ter para o crescimento saudável das plantas. Nota-se que durante o período de interrupção letiva da Páscoa, as crianças estiveram ausentes, não tendo havido um tratamento diário das plantações, o que resultou no enfraquecimento e destruição das plantações feitas. Em consequência disto, surgiu a necessidade de voltar a plantar, no sentido de perceberam outras possibilidades de plantação, ao invés das sementes.
Conhecimento do ciclo dos alimentos: a sua origem, desenvolvimento, cuidados necessários, etc.
Valorização dos produtos hortícolas e conhecimento dos seus benefícios para a saúde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada criança tem o seu vaso e, por isso, é responsável diariamente por observar se necessita de água e, tendo em conta a temperatura, se deve estar ou não ao sol.
Temos, também, uma pessoa que prepara a terra em dois momentos do ano e depois as turmas vão plantando os legumes e ervas aromáticas nas épocas próprias (outono e na primavera). Depois durante a semana as turmas nos intervalos vão regar e quando estão prontos, vão recolher e entregar à cozinha.
Dependendo da produção organizamos ferrenhas para vender os produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Utilizando composto orgânico doado pela família.
É feita pela nossa empresa de Jardinagem e manutenção.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São recolhidos o resto dos alimentos não cozinhados. Em seguida, os mesmos são enviados para uma empresa que cria a "Mosca Soldado Negro", que no seu processo de crescimento se alimenta destes restos de comida e produz composto orgânico.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Inicialmente foram plantadas salsa, coentros e orégãos e, posteriormente, foi plantada apenas salsa, uma vez que tendo em conta o clima, é uma planta menos vulnerável às alterações climáticas.
Tivemos, também, alfaces, beterrabas, tomates, courgettes, feijão verde, morangos e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não temos consciência da quantidade recolhida.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São entregues às famílias, no dia de anos de cada criança. São, igualmente, entregues à cozinha do colégio, para a confeção das comidas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as águas da chuva que caem no edifício e no seu envolvente. Posteriormente, são canalizadas para um poço e depois fazemos a bombagem para um depósito no telhado. Desse depósito serve todas as sanitas das casas de banho.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, duas vezes por ano.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas árvores de fruto e ainda se encontram em processo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelho

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: