Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI da Fonte Santa (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social (Áreas de conteúdo das orientações curriculares para o pré escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Como: A convite do Estabelecimento, da sua Coordenadora, das professoras e educadoras.
Frequência: Sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade escolar:
Educação ambiental;
Mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.




Nos alunos:
incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental;
biodiversidade vegetal;
oferta de outras atividades educacionais na escola;
criação de recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã;
Mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manutenção da horta: O professor responsável pelas hortas faz a manutenção mensal, por vezes com os alunos e as educadoras, outras vezes sozinho (quando está demasiado frio para as crianças).

Repartição de tarefas: As 3 turmas do JI vão regularmente à horta, seja para mondar ervas, seja para colheita de legumes ou ervas aromáticas, assim como frutos. Por vezes apenas para observar o estado das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

limpeza: A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade das crianças.
mobilização: A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.

fertilização: A fertilização é feita com composto da compostagem presente na horta, substratos orgânicos e estrume de cavalo. Não se utiliza fresa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos verdes resultantes da manutenção dos jardins existentes;
Restos de comida da cozinha crus (cascas de legumes e frutas, cascas de ovos).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

culturas:
Hortícolas: couves várias, alface, alho-francês, cebolas, beterraba, ervilha, fava, chícharo,
Aromáticas: hortelã, salsa, erva-caril, erva-príncipe, louro, manjericão,
Árvores/arbustos/herbáceas de fruto: Laranjeira, limoeiro, romãzeira, amendoeira, morangueiro, figueira
Outras: Algodoeiro, ananás, fisális.

consociações instaladas: beterraba-cebola, couves-alfaces

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma automática (sistema de rega gota-a-gota) com frequência e tempos de rega ajustados à época do ano e/ou estado de tempo. Por vezes a rega é feita manualmente, com regador pelas crianças orientadas pelas educadoras.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se debaixo das folhas por posturas de ovos de lagartas, e posturas na parte superior das folhas de postura de Crisopa.

Pragas: Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

Doenças: lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Criação de Hortas biológicas.
Os/as alunos/as reconhecem elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de sensibilização ambiental.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Embelezamento dos Espaços Exteriores

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de compostores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta funciona como um laboratório vivo propício à aprendizagem, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades com vista à promoção, inserção e articulação das distintas áreas do conhecimento.
Os docentes utilizam a horta para observação, experimentação, pesquisa e discussão sobre processos naturais, fomentando nos alunos o espírito de cooperação, o trabalho em equipa e o sentido de responsabilidade; enfatizando a relevância da ciência nas questões do dia a dia e a sua aplicação na Tecnologia, na Sociedade e no Ambiente

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/esla.edu.pt/eco-escolas/eco-escolas