Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Inglês, Área de Integração, Francês, Psicologia e matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As plantas e sementes para a construção da horta biológica foram adquiridas com uma verba resultante de prémios atribuídos à escola no ano transato.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam todas as etapas e técnicas da produção em modo biológico.
Os alunos aprenderam a forma adequada da colheita legumes e ervas aromáticas.
os alunos adquiriram conhecimentos sobre a importância dos alimentos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, envolvendo as diversas disciplinas, os alunos planearam, escolheram as plantas a cultivar e construíram a horta, tendo em conta a prática da agricultura biológica .
Aos cursos profissionais de Técnico/a de Apoio Familiar e Apoio a Comunidade e Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes foi atribuída a manutenção da horta. As tarefas de rega, monda, colocação das guias de crescimento das plantas, etc foram distribuídas pelos grupos envolvidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi feita a limpeza do terreno, evitando a cava profunda para não haver grande mobilização do solo e proteger , assim, a biodiversidade deste. Seguidamente, incorporou-se composto proveniente de estrume de cavalo e fez-se a técnica de adubação verde, uma vez que se semeou leguminosas, tais como ervilhas e feijão. Por fim, cobriu-se o solo com estilha.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estrume de cavalo e restos de plantas (estilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas:
-Diversas ervas aromáticas, tais como: salsa, coentros, alecrim, tomilho, lavanda, hortelã e cidreira.
Consociações:
Alface com beterraba, alface com cebolinho e alface com alho francês.
A rodear todo o espaço da horta colocou-se lavanda e tagetes.
Semeou-se ervilhas e feijão e espinafres.
Por fim, também plantamos tomateiros, pera-meloa e amoreira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não foram recolhidos os produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os envolvidos levarão os produtos para suas casas para consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem reservatórios na escola que recolhem água das chuvas que depois é reencaminhada, através de um sistema de rega instalado pelos alunos da escola.
Esta rega é feita, quando necessário, no início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem aparecido pragas, nem doenças,

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos da turma NS45,participou nesta atividade de 45 minutos, onde foram abordadas as práticas/técnicas do modo de produção de agricultura biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A turma AFAC participou no desafio: Segredos da Horta, com a preparação do fertilizante com cascas de ovo e aplicação em redor das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nos cursos profissionais, a horta foi trabalhada em diversas áreas, tais como: Cidadania e desenvolvimento e Domínio Autonomia curricular - no âmbito do desenvolvimento Sustentável.
Nos cursos de Educação e Formação de Adultos, as práticas agrícolas foram tratadas no âmbito da atividade integradora.

15.1. Link para a página da horta:

Página do Facebook Eco-Escola EPFF