Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Cidadania, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à pandemia de COVID-19, ainda não foi possível a participação ativa das famílias e da comunidade envolvente, contudo sempre que foi solicitada a ajuda, as famílias contribuíram com sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta do CED Nossa Senhora da Conceição é biológica e pedagógica uma vez que possibilita uma modificação na visão sobre o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados.
No presente ano letivo, tivemos duas turmas com projetos na área agronómica, com frequência habitual e semanal na horta.
Os produtos obtidos na horta são para consumo dos alunos na cantina da escola, ou são levados para as suas casas.
Na feira da saúde, que é realizada anualmente, são vendidos, pelos alunos finalistas (o valor reverte para o fundo da viagem de finalistas), vários produtos da horta, como saquinhos de alfazema e vasinhos de suculentas.
Continuamos a ter famílias a fazer compostagem e vermicompostagem em casa, ou a trazerem os seus resíduos orgânicos para o compostor da escola, porque os alunos conseguem transmitir a mensagem que levam da aprendizagem na horta.
Há disciplinas, que levam as suas salas de aula para o exterior, aproveitando a horta como um espaço privilegiado de aprendizagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No presente ano letivo, tivemos duas turmas, uma do 4º ano e outra do 5º ano, com projetos na área da agricultura biológica. os alunos destas turmas fizeram a monitorização diária da horta.
Os alunos do Núcleo Ambiental e os Guardiões do Ambiente apoiaram estas turmas, sempre que foi necessário. Nas interrupções letivas foi imprescindível o cuidado e manutenção prestados pelos funcionários da secretaria, assistentes sociais e assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio de cada sementeira (outono e primavera):
. limpeza dos canteiros, remoção de espontâneas, pedras, restos das culturas anteriores;
. arejamento do solo;
. preparação das camas (com cartão molhado, terra estéril e húmus de minhoca e palha).

Sempre que é necessário/possível a horta é regada com chorume (de urtigas, e do vermicompostor).
Ocasionalmente é colocada no solo farinha de cascas de ovo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem em pilha (compostor feito pelos alunos com paletes) e vermicompostagem (vermicomportor de plástico).
Na compostagem são utilizados, como "verdes", restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa; como castanhos, palha, folhas secas, apanhadas no pátio da escola e tiras de papel provenientes da secretaria.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na sementeira de outono:
. fava-couve
. beterraba-couve
. ervilha-rabanetes
. alface-couve

Na sementeira de primavera:
. alface-tomate
. tomate- manjericão
. feijão-abóbora
. alface-morango
. cenoura-cebolinho

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A nossa horta é essencialmente pedagógica e não produtiva, tentamos cultivar um pouco de cada cultivar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os cultivares foram utilizados para a confeção de sopas e saladas, servidas na cantina da escola.
Alguns cultivares foram distribuídos pelos alunos com projetos na área agronómica.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos baldes, regadores e o carrinho de mão para aproveitar a água da chuva.
A rega é feita por mangueira ou regador, uma vez por dia, de manhã, no outono-inverno e duas vezes ao dia, manhã e final da tarde, na primavera-verão (exceto quando chove).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O trabalho diário e semanal dos alunos envolvidos na horta, passa pela observação de toda a estrutura dos cultivares, principalmente folhas e caules dos cultivares

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As doenças mais frequentes são de origem fúngica que combatemos com o uso de infusão de cavalinha.
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta em pequeno grupo

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa de favas e salada

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dança na Horta - gravação de um vídeo

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Hoje, nas escolas, vivemos um momento de viragem, as salas de aula dentro de quatro paredes tornam-se pequenas e sem sentido para crianças e jovens do século XXI, são jovens que vivem da e para a tecnologia, tornando-se urgente, cativá-los para o exterior, para a natureza, para um mundo desconectado e sem ligação wi-fi (a tecnologia é importante e faz parte da vida desta geração, contudo deverá ser gerida com parcimónia).
Devido a esta realidade, já se fala no Transtorno do Deficit da Natureza, crianças e jovens que ficam privadas do contato direto com a natureza e dos seus benefícios para a saúde física e psíquica.
Nesta perspetiva, promover a dinamização de hortas pedagógicas é criar um espaço verde que acaba por confluir com a dinâmica de um laboratório aberto, onde os alunos podem experimentar práticas agrícolas simples.
As hortas pedagógicas permitem um enriquecimento ao nível dos conteúdos relacionados com a vida na Terra, o ambiente e a saúde, mas também, ao nível da educação alimentar e nutricional.
A agricultura sustentável pode desempenhar um papel vital na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tornando-se necessário aumentar a literacia agronómica e sensibilizar as nossas crianças e os nossos jovens para a importância do mundo rural e da agricultura - redescobrir a terra!

15.1. Link para a página da horta:

https://guardioesambiente.blogspot.com/