Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica do Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

20 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

28,5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta-bio permitiu que os alunos tivessem em contacto com os fatores abióticos e bióticos que afetam o desenvolvimento das plantas. Para além disso, as atividades promovidas pelo projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” (dinamizadas pela Universidade Católica e CRE Porto) também foram uma mais valia. Os alunos que mais estão envolvidas com as atividades agrícolas partilham expeiências que têm com os seus familiares. Continua a haver quem ainda não valorize o trabalho deste setor primário. Como os alunos colocam em prática técnicas sustentáveis - compostagem, regas controladas, acabam por os transmitir aos restantes membros da comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São estipulados grupos de trabalho pelos professores envolvidos uma vez que, o espaço não permite um grande volume de alunos/pessoas.
Ou seja, há um escalonamento de pessoas e o tipo de atividade a executar que passa pela sementeira; plantação; compostagem; arranque das ervas daninhas; monitorização das regas

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização do solo em grande área foi feita pelos funcionários. Os grupos de trabalho com recurso à enxadas, sachos, pás de jardinagem limparam o mobilizaram o solo. O composto resultante da compostagem, feito dentro do recinto escolar, foi usado para fertilizar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os secos e castanhos (folhas das árvores) e os verdes (resultantes do corte da relva, resíduos verdes da estufa (folhas de alfaces, raízes, plantas velhas) são encaminhados para a compostagem. A precipitação, os seres detritívoros e os decompositores, e o arejamento periódico acabam por transforma os restos orgânicos em composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiro, alface; tomate, espinafres, beterraba, favas, couve híbrida, couve penca, couve coração, coentros salsa; pimentos, pepino, cebolo, rúcula, alho francês,
As consociações: alface – espinafre; morango- espinafre; tomates- espinafre; tomate-salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Entre a recolha de espinafres, alface, couve coração, couve penca, couve híbrida, salsa, brócolos, cebolinhas forma aproximadamente 10 quilos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram adquiridos pelos professores e funcioários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para a rega é utilizada mangueira de ½, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais encontram-se abertas para maior arejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, através de observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As favas ficaram carregadas de piolhos "afídeos". Com a preocupação de acabar com a proliferação as plantas foram arrancadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sementeiras

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Deixou-se exemplares de salsa e pencas, couves para florirem e produzirem sementes para serem recolhidas para futuras sementeiras.

15.1. Link para a página da horta: