Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Enviando sementes e plantas, sempre que solicitadas e vir ao Infantário cavar a terra ou ajudar na sua manutenção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade educativa, observa a nossa atividade e incentiva ao cultivo, traduzindo isso na compra dos nossos produtos nomeadamente no mercadinho de Natal. Valorizando os produtos biológicos, comprando e confecionando com maior frequência.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através da brigada verde (denominados de pequenos agricultores) representada pelas crianças dos 6 anos, mas sempre que é necessário vão as crianças de todas as salas ajudar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Feita pelos professores, auxiliares, crianças e familiares, utilizando a compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor de plástico grande, onde colocamos folhas secas, relvas, paus pequenos, alguma terra, restos dos alimentos (legumes, fruta e vegetais ) da cozinha, colocando alguma água de vez em quando. Foi-nos oferecido recentemente pelo Planalto Beirão mais 2 compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves, alfaces, feijão verde, cenouras, ervilhas...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizando a água dos reservatórios e só recorrendo à água da rede numa altura de seca.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola - Venda de couves na altura do Natal no espaço exterior da escola, aos Pais e Familiares e à comunidade local.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas - Sempre que há hortaliça na horta as crianças da brigada verde encarregam-se de ir levar as couves à cozinheira.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Aulas na horta - Sempre que possível e que se pertinente, as crianças têm pequenas "aulas na horta", preferencialmente de caracter prático.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: