Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 300m"

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Aprender com Autonomia EFA B2 e EFA B3B, Português e Cerãmica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior acesso e consumo dos produtos que são obtidos nestes espaços a toda comunidade escolar, com uma qualidade e sabor intenso, todos apreciam os frutos, as ervas de chá, legumes e leguminosas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No inicio de cada ano letivo são tomadas medidas de reestruturação, limpeza e manutenção destes espaços. São cultivadas espécies que se mantem e outras novas.

7. Como é feita a preparação do solo?

É destacado um aluno para fazer a limpeza do terreno, para a rega e para a plantação das espécies ou manutenção das já existentes.
A fertilização é tudo com o resultado da nossa compostagem, não tem nada de químicos fertilizantes, nem inseticidas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos da cozinha, aparas de relva, ervas das mondas e mudas de plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos desde Ervas Aromáticas, algumas pequenas frutas da época, legumes como couves, alfaces, aboboras, tomate, leguminosas como favas, etc.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita logo de manhã de mangueira em algumas zonas e outras com sistema gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: