Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

5m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No projeto da horta Biológica, os pais realizaram a oferta das flores, o município das ervas aromáticas e uma funcionárias das plantas a plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O cuidar da horta passou a ser uma atividade de rotina, sempre que vínhamos ao exterior. Junto à horta encontram-se reservatórios de água da chuva e instrumentos para rega, como regadores e outros recipientes. Tornou-se imediato que a primeira tarefa a fazer quando o grupo vai ao parque é pegar em recipientes e regar a horta e o jardim.
Não se observa, neste grupo, atos de vandalizar a horta ou destruir as plantações realizadas, apesar de ser uma grupo muito pequeno. a partilha de imagens com a a família levou a que estes enviassem plantas de embelezamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi feita sempre que vínhamos ao exterior, não sendo necessário repartir tarefas. O adulto, devido à idade do grupo, orientava as tarefas a realizar: tirar ervas, colocar cinza nas vaseiras, redistribuir as vaseiras pelo parque infantil, observar o crescimento, colher..... e o grupo cooperava nas tarefas a realizar. O foco da nossa horta estava na plantação e observação do crescimento. Estimular o cuidado com as plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Visto que o espaço não tem área de terra, a plantação foi feita em vaseiras, com terras que a equipa pedagógica trás, numa mistura de terra da floresta e terra da horta. Foi misturada ainda folhas secas da arvore existente no espaço.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas da existência de uma arvore no espaço.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantamos: alface, pranta e cebolas. Cuidamos dos morangos de outras plantações. Amores e lavanda.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

alface: 1kg
Pranta: 1 pé.
Cebolas: 4.
Morangos: 400gr

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alimentos da horta, como alface, pranta e cebolas foram para a cozinha da instituição. os morangos foram comidos no dia ao almoço.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi feita por observação da terra e indicação ao grupo. O grupo frequentou o parque o ano inteiro e a sua rega foi realizada o ano inteiro, passando a ser uma atividade de rotina, quando vinham ao parque.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não realizamos registo gráfico, mas observamos que no inverno, a pranta apareceu muito comida com "buracos". Realizamos a procura de animais no vaso e encontramos nas bordas do mesmo caracois, que tivemos de tirar e devolver à natureza.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi identificado a presença de caracóis. Para o seu combate foi retirado os caracóis e colocado cinza nas vaseiras pelo grupo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: