Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB2,3 de Souselo (Cinfães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o dia 1 de setembro de 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturas e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta teve impacto na comunidade uma vez que constituiu o projeto de Cidadania de 9ºano. Neste sentido, planificaram, desenvolveram diferentes tipos de atividades práticas de organização, implementação e acompanhamento de diferentes culturas na horta.
Alguns dos produtos obtidos na horta foram utilizados na cantina escolar para confeção de sopas. A Horta foi também o espaço de implementação de pequenos projetos de articulação curricular que envolveram as disciplinas de Ciências de 8º ano e Matemática de 9º ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dinamizada de forma rotativa com os alunos na disciplina de Cidadania de 9º ano. Neste sentido, grande parte das aulas de Cidadania envolveram atividades práticas de organização e manutenção do espaço e das culturas existentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi realizada pelos alunos. Foi realizado um primeiro planeamento do espaço que incluiu a estufa pré-existente no espaço escolar e foi também planeado pelos alunos a rentabilização do espaço adjacente à estufa para plantação de plantas germinadas na Estufa. A fertilização do solo foi feita com o composto obtido no compostor que se colocou em funcionamento logo no início do ano letivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os sobrantes vegetais da cantina e da limpeza de ervas daninhas da horta e com folhas secas que os alunos vão recolhendo no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas incluíram os grupos das leguminosas, das aromáticas e de outras hortícolas como, por exemplo: feijão, abóboras, ervilhas, tomate. Também foi organizado na estufa um cantinho das aromáticas com salsa, coentros e manjericão.
Ainda foram plantados espécies para produção de frutos como os marangos.
Os alunos de oitavo ano também fizeram sementeira e germinação de bolotas para plantação no próximo ano letivo no âmbito do projeto em parceria com a FAPAS "ÁRVORES EXTRAORDINÁRIAS"

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kG

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram, sobretudo utilizados na cantina escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um sistema de rega instalado, embora com algumas limitações e falta de eficiência, uma vez que, é um sistema que manifesta grandes perdas de água no solo, não beneficiando diretamente e especificamente as culturas. Para colmatar este problema, a rega foi feita essencialmente com baldes, pé a pé e também foi instalada uma mangueira com redutor de caudal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas as aulas de Cidadania.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O ataque foi feito essencialmente por caracóis e por pulgões. Não foram utilizados pesticidas ou químicos. Neste sentido, foram realizadas ações de sensibilização para a importância dos insetos amigos da horta como as vespas-do-papel (que foram avistados e fotografados os seus ninhos, por várias vezes) os coleópteros e as joaninhas assim como foram desenvolvido em articulação com Ciências Naturais de 8º ano o projeto "Biodiversidade na minha localidade", onde foram feitos vários registos de insetos na área da horta e nas imediações da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi feita uma feira para venda de alguns produtos hortícolas e florais que foram obtidos na horta
na tendinha "A Horta da minha Escola".
Os alunos adoraram dinamizar esta tendinha e ainda obtiveram algum valor para uso no Baile de Finalistas. Aqui estiveram envolvidos 20 alunos, 3 professores de forma rotativa estiveram na tenda para venda do produtos durante uma semana.
A tendinha não ficou indiferente a ninguém e todos conseguiram ver o resultado do trabalho dos alunos na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades de manutenção da horta: limpeza de infestantes, rega e transplantação de espécies.
Todos os alunos de 9º ano, isto é, 51 alunos.
Os alunos foram muito dinâmicos, sobretudo os que apresentavam mais dificuldades nas aulas teóricas, evidenciando sempre disponibilidade para trabalhos práticos na horta. Alguns protagonizaram momentos de diversão, juntando-se assim o útil, o didático e o agradável, o que em situação pandémica por Covid-19 acabou por proporcionar momentos de convívio e boa disposição importantes para alunos que viveram os 3 últimos anos com muitas restrições, o que acabou por se refletir no seu equilíbrio emocional.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso "Árvores Extraordinárias".
Foi realizado pelos alunos de 8º e 9º ano. Primeiro os alunos de 8º ano fizeram a sementeira de bolotas na estufa, para germinação de Carvalho, uma árvore autóctone da Floresta Mediterrânica. Depois os alunos elaboraram postais para o concurso da FAPAS, em que evidenciaram as características ecológicas, afetivas ou de valor económico de uma árvore em particular, quer da escola, da comunidade escolar ou na sua área de residência. Um dos aluno de 9º ano acabo por ser distinguido a nível nacional pela FAPAS na categoria de 9º ano, por ter distinguido o valor do Sobreiro como árvore autóctone com enorme valor na nossa Economia pelos vários produtos que produz e pela sua representatividade e importância no Ecossistema de Montado de Sobro no Sul do País.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta constituiu um projeto de Cidadania de recuperação de um espaço abandonado mas com potencial para dinamização de uma horta. Foi um projeto muito prático e muito bem recebido pelos alunos de Cidadania que perguntavam várias vezes pela horta e manifestavam interesse pelas atividades que se realizavam na horta. A Horta também foi espaço que acolheu em articulação outros projetos de turma como foi o caso do projeto de 8º ano "Biodiversidade na minha localidade" e a atividade das árvores Extraordinárias, funcionando a Estufa como "berço" de árvores autóctones para plantação no próximo ano letivo, evitando o dispêndio de valor com a sua compra, por exemplo, no dia Mundial da Árvore.

15.1. Link para a página da horta:

https://animoto.com/play/R8GTXIy3lCdGinSjhF3Etw