Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 Vila Nova (Miranda do Corvo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

9

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam com a oferta de sementes e plantas, pelo menos 2x por ano (outubro e fev/março).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Criar o gosto pelo contacto com a terra; recolha de alimentos biológicos, produzidos e tratados pelos mesmos; aprender a semear e plantar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada aluno, com a orientação das professoras e da técnica operacional, cava um pouco da terra, semeia/planta uma semente/planta (exemplo: a fava, o feijão, o almeirão, alfaces, …), fertiliza com o estrume dos nossos animais, rega e colhe.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é cavada ou lavrada e é fertilizada usando o estrume dos nossos animais (coelhos e galinhas).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolha das folhas das árvores, existentes no recinto escolar, o corte das ervas daninhas do pátio, recolha dos dejetos dos nossos animais de capoeira.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve serrana, couve coração, alfaces, tomateiros, courgette, almeirão, feijão, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas - 11 kg
Alfaces - 9 kg
Tomateiros - 8 kg
Courgette - 5 kg
Almeirão - 7,5 kg
Feijão - 12 kg
Morangos - 5 kg
Couve serrana - 7 kg
Couve coração - 20 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pelos alunos que os levam para as suas casas.
Em relação às couves serranas, algumas folhas servem para a alimentação dos nossos animais (galinhas e coelhos).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando temos água da chuva no depósito, utilizamo-la. Quando esta acaba, usamos a água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, com cinza da nossa caldeira e um produto natural feito com sabão e água, 2 x por ano.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Com os produtos anteriormente mencionados.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, galo, coelhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - à volta de 6 sessões (sempre que fomos semear ou apanhar os alimentos da nossa horta). Estas aulas contaram com a presença dos 22 alunos, as 2 professoras e a nossa assistente operacional.
Os alunos "meteram aos mãos na terra" e plantaram/semearam, regaram, colheram e por fim levaram para casa os alimentos para utilizar nas suas sopas/saladas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100076043086491