Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Santão (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 6 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo, Estudo do Meio e Português.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação forneceram, no início da criação da horta biológica, sementes, plantas e terra já com composto orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adquirem conhecimento sobre o ciclo das plantas, todo o processo das sementeiras, germinação e das características e do desenvolvimento de cada produto da horta.
Aprendem a fazer compostagem e conhecem os benefícios que têm os produtos da horta biológica para a saúde e para o ambiente.
Saboreiam as folhas de alfaces nas suas sandes, provam os morangos e contam em casa que são muito saborosos.
Os pais gostam de ver o envolvimento dos filhos nas atividades escolares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos realizam trabalhos na horta, desde os mais pequenos do pré escolar aos mais velhos do quarto ano, orientados pelas professoras.
Alguns alunos tratam da rega, outros retiram as ervas daninhas em redor da horta e outros colhem os produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Colocaram-se divisórias em madeira, colocou-se terra com composto orgânico para receber as plantas e ao longo do tempo vai-se tirando as ervas daninhas, colocando o composto obtido a partir da compostagem feita na escola e rega-se com alguma frequência.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor está situado perto da horta biológica. Nele os alunos colocam as cascas de frutos e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; ervilhas; favas; alhos; cebolas; couves; morangos; batata; feijão; salsa e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 5 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos que vamos tirando da horta são em pouca quantidade e servem para os alunos comerem e para serem utilizados em próximas sementeiras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De momento a rega é feita pela manhã com a água da rede pública, estando a ser implementada, com o Fundo Pias, o sistema de recolha de água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ataque de pragas nas favas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Utilização da alface da horta biológica para acompanhamento nas sandes.
Os alunos colhem as alfaces, lavam e colocam em sandes. É feito sempre que os alunos manifestam vontade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Numa aula ao ar livre os alunos aprender a colher os produtos e a colocar novamente sementes de outro produto diferente, fazendo a rotação de culturas na horta.
Foram realizadas várias aulas no exterior ao longo do ano letivo pelos alunos do pré escolar e do 1.º ciclo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: