Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Lajes do Pico)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

450

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Agricultura, Fruticultura, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Venda de produtos hortícolas e frutícolas à comunidade. Os alunos apresentam maior autonomia e responsabilidade em trabalhos relacionados com a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por turnos e grupos. Cada turno ou grupo é responsável por uma tarefa na aula em questão. Os turnos ou grupos são rotativos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos limpam os terrenos periodicamente, preparam o solo. Os alunos alimentam um compostor, onde armazenam o material orgânico necessário para posterior fertilização do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas daninhas, resíduos verdes e castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, cebolas, couves, cebolinho, salsa, feijão e batatas.
Bananeiras, limoeiros, laranjeiras, tangerineiras, figueiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio pelos alunos e venda no átrio principal da escola sede.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada nas semanas em que a precipitação é menor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola
Venda dos produtos hortícolas no átrio principal da escola. A venda decorreu cerca de 10 vezes durante o ano e envolveu 14 pessoas. Os alunos cultivaram, colheram, pesaram, ensacaram e colocaram em exposição os produtos. A comunidade aderiu comprando e fazendo reservas essencialmente de favas e batatas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
A abordagem dos conteúdos curriculares relacionados com a utilização e consequências da exploração dos recursos biológicos, enxertias, podas e fruticultura foi realizada na horta. O que decorreu pelo menos uma vez por semana e envolveu 14 pessoas. Os alunos participaram ativamente nas atividades programadas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a referir.

15.1. Link para a página da horta:

Nada a referir.