Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (Covilhã)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta na nossa escola há mais de 40 anos, no entanto não era biológica.

2. Área aproximada da horta (m²):

852

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Mecanização Agrícola e Produção Agrícola.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares dos alunos oferecem-nos ementes e plantas hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Confeção de sanduiches7 baguetes no bar; Elaboração de compostas (abóbora e tomate); venda de produtos hortícolas; Alimentação mais saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante o tempo letivo, as tarefas são distribuídas, de forma colaborativa, pelos alunos, e os trabalhos são rotativos.
Depois, com a ajuda da funcionária, dá-se continuidade às tarefas, quando os alunos não estão presentes.
Como a escola tem uma residência, onde alguns alunos passam a semana, esses discentes no fim do dia, ou nas horas em que não têm aulas, colaboram voluntariamente nas tarefas. Salienta-se que, muitas vezes, os alunos voluntariam-se para estas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza: todo o material vegetal, sem aproveitamento de culturas antigas, é espalhado no cimo do solo.

Mobilização de solo: o solo é mobilizado utilizando ferramentas manuais ou, nos espaços maiores, com grade de discos.

A fertilização é feita com a matéria orgânica proveniente da escola e dos estrumes dos animais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Existem laranjeiras no terreno da horta e entre elas colocamos todas as culturas da época e que se adaptam à nossa região.

No terreno grande, em cima, estão plantados alhos. No terrenos de 54 m2 foi feita a preparação do terreno onde foram plantadas couves galegas, alfaces, beterraba vermelha, favas, brócolos, couve flor, repolho e ervilhas.
No terreno, grande de lado, plantou-se cebolas, nabos, couve lombarda e espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não conseguimos calcular.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Bar da escola e cantina.
Quando há excesso de produtos são vendidos, por um valor simbólico, aos professores e funcionarios.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma das atividades a que nos vamos propor, durante este ano letivo, é o aproveitamento das águas da chuva para a rega, recorrendo a um tanque para recolha e armazenamento de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita visualmente. Utilizamos inseticidas biológicos e inseticidas caseiros (chá de urtigas e água com sabão).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho negro nas favas e lagarta nas couves. Foram combatidas, recorrendo a métodos naturais, com água e sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Aves, cavalos e vacas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os tomates e as alfaces são usados na confeção das baguetes servidas no bar da escola. Estas atividades realizam-se todos os dias, enquanto houver produção destes legumes. Os alunos, ou a funcionária, levam os produtos para o bar para serem posteriormente confecionados. Sendo produtos de produção biológica todos toda a comunidade escolar tem conhecimento que são mais saudáveis.
A abóbora e o tomate são usados na realização de compotas.
Quando temos em excesso alguns dos produtos são vendidos.
Os responsáveis da horta são os alunos e os professores da área técnica, tendo a ajuda de funcionários, sempre que necessário.
Este uso dos produtos hortícolas é feito sempre que estes estão disponíveis na horta, dado que o tomate e a alface são produtos sazonais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Relativamente às aulas na horta, os alunos estão envolvidos em todas as operações culturais necessárias na horta, sendo estas tarefas realizadas durante todo o ano letivo.
Os responsáveis da horta são os alunos e os professores da área técnica, tendo a ajuda de funcionários, sempre que necessário. São os alunos que realizam as tarefas, desde a limpeza do espaço à preparação do mesmo, utilizando alfaias e ferramentas da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Oferece-se fruta aos alunos, professores e funcionários no bar/refeitório.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A estufa é também utilizada na germinação de plantas e sementes de árvores, que são usadas na reflorestação da escola.

15.1. Link para a página da horta:

A nossa horta não tem página na internet.