Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ambiente e Desenvolvimento Rural, Estágio em Contexto de Trabalho e Arboricultura Ornamental.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

1 vez ao mês.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Esta atividade tem por objetivo envolver um maior número de alunos de diferentes cursos.
Os alunos do Curso técnico de Produção Agropecuária terão a oportunidade de partilhar, os conhecimentos adquiridos em campo, pelos membros da comunidade escolar.
Desta forma, será criado uma dinâmica para que todos os alunos possam plantar uma cultura na nossa horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção bem como a divisão de tarefas serão dinamizadas no âmbito das aulas de Arboricultura Ornamental.
Durante o mês de março, cada turma terá a oportunidade de plantar uma cultura.
Durante o mês de maio, os alunos do curso Técnico em Turismo Ambiental e Rural dinamizará algumas visitas guiadas para grupos externos, de diferentes faixas etárias, para apresentar e dinamizar atividades na mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Recorrendo a incorporação de sobrantes a forma de compostagem, uma vez que vamos privilegiar sempre o não uso de produtos químicos. Esta mistura resulta de uma combinação de leguminosas e gramíneas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Leguminosas, gramíneas, restantes de sobrantes e estrume de espécies pecuárias.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espinafres, Alcachofras, Cebola (branca de Lisboa), Couve-flor, couve-brócolo, ervilhas, favas, cenoura, tomates, pepino, cebolinho, alface, aromáticas.

Dentre as consociações a seres instaladas, pretende-se: Alecrim, Salsa, Sálvia, Tomate; Ervilha, Manjericão, Salsa, Tomate; Alface, Ervilha e tomate; Cebola, Cenoura, Salsa e Tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recorrendo ao aproveitamento das águas da chuva, que será reservada em um tanque. Neste seguimento, será utilizado o uso de garrafas pets sob a forma de pluviómetro.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Irá ser feito repelentes, algumas armadilhas cromotópicas (amarelas e azuis) e uso tisanas de macerações para fazer as pulverizações. Como também, iremos utilizar cravos túnicas como repelente das moscas brancas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Visita guiada ao público externo.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: