Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram as espécies que plantámos. Neste momento por impedimento da pandemia, apenas tiveram esta pequena participação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade tem sido um pouco difícil, pela impossibilidade dos pais/encarregados de educação entrarem na escola. No entanto, partilhámos todos os momentos que considerámos pertinentes, como por exemplo a plantação da horta, através da nossa plataforma (Educabiz). Relativamente aos alunos, para além do conhecimento das plantas, realizaram registos gráficos do momento e foi também criado um mapa com as tarefas para cuidar da horta, essencialmente relativo à rega.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como já referimos foi executado um mapa relativo à rega. Todas as quintas-feiras as crianças reúnem-se para verificarem o desenvolvimento da horta, levando a cabo as atividades necessárias para a sua conservação e manutenção, respeitando o mapa de tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente comprámos uma tela para forrar as paletes para que ao regar não desperdiçássemos terra, posteriormente colocámos a terra dentro dos retângulos das paletes e procedemos ao cultivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. As culturas/consociações instaladas são: morangos; pimento; beterraba; alface; salsa; hortelã; menta, cidreira e manjericão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Colocamos a água da chuva que se encontra em garrafões para o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data não tivemos qualquer incidente a este nível.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos - realizámos sopa de alface, saladas com morangos e como também temos árvores de fruto no nosso jardim, laranjeiras, damasqueiro, kiwis e pereira, fazemos também salada de fruta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta - as crianças juntamente com as profissionais de educação realizam o cultivo das espécies e concretizam o registo gráfico da evolução das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: