Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira (Olhão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvidos no projeto revelam interesse pelo contacto com a terra e motivação no tratamento das culturas para verem a sua produção ter resultados.
É uma forma de promover a agricultura biológica, cujas práticas podem ser replicadas nas casas com quintal/terrenos das famílias dos alunos.
Por outro lado, o contacto com a Natureza e o desenvolvimento de atividades ao ar livre é promotor de melhor comportamento em contexto escolar por parte de alguns alunos com interesses divergentes dos escolares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelo professor responsável por este projeto, o qual reparte as tarefas pelos alunos de acordo com as necessidades e disponibilidade horária de todos os intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada manualmente (com enxada, vassouras de jardinagem e com as mãos); a mobilização com recurso também a enxadas e pás e, na fertilização é utilizado, sobretudo, restos/borras de café reutilizado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, batateiras, faveiras, ervilheiras, bananeira, alhos e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alfaces - 15
Batatas - aproximadamente 5 Kg
Favas - 5 Kg
Ervilhas - 1,5- 2 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo em contexto escolar na confeção de pratos e/ou os alunos levam para as suas casas (menos frequente).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as necessidades face às diferentes culturas existentes, através de mangueira e/ou baldes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta:
Apanha das favas pelos alunos.
O desbagulhar as favas para serem confecionadas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta: Construção de cercas e estufas com canas, paletes e plástico.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na Horta:
A rega.
Sensibilização para a importância da poupança de água.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: