Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área da Expressão e Comunicação e área do Conhecimento do Mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

64

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudaram a fazer o levantamento das espécies hortícolas da região e fizeram a doação de algumas plantas e ajudaramm a fazer a plantação. Acompanham o evoluir da horta sempre que vêm trazer os seus filhos ao JI.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os encarregados de educação foram acompanhando o evoluir da horta, dando sugestões ecológicas para eliminar algumas pragas ou falando com os seus filhos sobre as espécies que plantámos. As crianças participaram na plantação da horta e degustaram alguns legumes na confeção do bolo de legumes, descobrindo texturas, sabores e cores.
A comunidade tem vindo a perceber que é possivel criar alimentos sem recurso a pesticidas nem adubos quimicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como tínhamos 3 canteiros, cada grupo ficou responsável pela sua manutenção. Foram as crianças que fizeram a plantação, fazem a rega e eliminam a ervas daninhas. São também elas que vigiam os canteiros para retirar os caracóis ou as pequenas lagartas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O Município local colaborou na preparação do solo, trazendo mais terra e adicionando o estrume de cavalo granulado. Posteriormente as crianças juntaram também o substrato que conseguimos no compostor da escola. Utilizámos também os dejetos dos bichos da seda que tratamos nas 3 salas de jardim de infância.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no exterior do JI utilizando as cascas e o resto da fruta que as crianças usam no lanche. Quando saímos recolhem ainda folhas e pequenos paus que encontram no exterior e juntamos também alguns desperdícios do refeitório. Semanalmente o composto é molhado para acelerar o processo de decomposição dos materiais naturais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No espaço da horta as crianças plantaram também um pequeno canteiro com flores e um morangal, utilizando garrafões vazios trazidos de casa. Plantaram ainda árvores de fruto e tratam de mais 3 canteiros com flores. Cuidam também de um espaço com ervas aromáticas que utilizamos no refeitório da escola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A produção não pode ser quantificada, pois os legumes ainda estão em crescimento, mas no final devemos ter cerca de 15 kg de legumes.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maior parte dos produtos vão ser consumidos na cantina escolar, alguns vão ser doados a famílias carenciadas e outros já foram utilizados na confeção de um bolo de legumes (beterraba vermelha, alface e espinafre) com as crianças.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas crianças com a água que recolhemos da chuva, num depósito para o efeito, utilizam regadores ou pequenas copos de plástico para a rega dos morangueiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, são as crianças e os docentes que vigiam os seus canteiros semanalmente, observando alterações nas folhas ou possíveis pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pequenas lagartas foram combatidas com cinza trazida de casa pelos pais e os caracóis foram retirados pelas crianças e levados para outro espaço longe da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Criamos bichos da seda e porcos da índia. No lago temos peixes, rãs e uma tartaruga, assim como muitos insetos. Nos abrigos para os pássaros, construídos pelos E.E. no ano anterior, já temos algumas famílias de pássaros que utilizam o nosso lago.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de um bolo com legumes da horta (alface, beterraba e espinafre). Foi realizado uma vez envolveu todas as crianças e a comunidade que dispensou a BIMBI e os ingredientes. As crianças referiram em casa o bolo de legumes e o sabor que experimentaram e os pais quiseram saber a receita.
Sempre que os morangos estão maduros são colhidos para juntar à fruta que as crianças comem ao lanche.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta para descobrir o nome dos legumes, cores e diferentes tipos de folhas, atividade realizada no segundo e terceiro período e envolveu todas as crianças. Na sala de atividades registaram alguns legumes que já conhecem.
Aula para dar a conhecer o fruto depois da flor.
Aula na horta para saber das necessidades das plantas. Numa atividade de grande grupo dialogámos sobre as semelhanças e diferenças com outros seres vivos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta foi planeada para permitir aos grupos acompanhar o crescimento de alguns legumes, flores e frutos. Foi fascinante verificar o interesse das crianças na manutenção dos canteiros e do jardim e perceber a facilidade com que fizeram novas aprendizagens, relacionadas com as diferentes áreas curriculares. Percebemos que quando se envolvem num projeto prático como este, as aprendizagens são facilitadas e a sua curiosidade é maior sobre o mundo que as rodeia.

15.1. Link para a página da horta:

https://youtu.be/1xrpR127d6U