Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI Senhora do Monte (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

124

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano, voltamos a pedir a colaboração na angariação de sementes ou de pés de plantas. Verificamos colaboração em todas as turmas da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

À semelhança dos anos passados, considerámos que a horta continua a ser uma boa ferramenta pedagógica para trabalhar valores humanos como a paciência, a responsabilidade, a autonomia e a cooperação; para além disto, permite que os alunos se aproximem e cuidem das plantas, vivendo e experimentando uma realidade para muitos desconhecida.
Ela também possibilita momentos de discussão de temas, como por exemplo : alimentação saudável, proteção da natureza, água, poluição, biodiversidade...
Na comunidade, consideramos importante que todos assumam um papel de reflexão no ato de comprar (optar por produtos sazonais e biológicos).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta, este ano, foi reorganizada e distribuída por pequenos lotes/canteiros em pneus a cada turma, que se responsabiliza pelo seu o cultivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo e a organização dos pneus foi da responsabilidade de cada turma.
1º Limparam o solo, arrancando as ervas daninhas.
2º Enriqueceram o solo com substrato (composto).
3º Plantaram e ou semearam.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Deu-se continuidade ao trabalho já feito.
No compostor, junto à horta, são colocados pelos alunos, professores, assistentes operacionais e cozinheira restos de vegetais e frutas da cantina escolar, cascas de ovo esmagadas, ervas daninhas e folhas secas das árvores.
Rotativamente, cada turma é responsável por verificar a humidade e arejar o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas sazonais - couve, alface, morangueiro, tomateiro, cenoura, feijão verde, ervas aromáticas...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As quantidades são muito pequenas. Na verdade, podemos considerar o cultivo realizado como uma amostragem de diferentes produtos agrícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os poucos produtos da horta vão parar à mesa. Conta-se com a colaboração da cozinheira (funcionária que trabalha na escola), que confeciona saladas com as alfaces e confeciona águas com sabores com algumas ervas aromáticas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva foi recolhida, ainda que exista um lavadouro, com água corrente junto à escola.
Rotativamente, cada turma é responsável pela rega dos seus canteiros. A rega é feita de manhã e/ou ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as idas à horta foram momentos de aprendizagem, logo aulas na horta, porque
- permitiu o contacto com a Natureza e biodiversidade, desenvolvendo respeito
pela sua preservação;
- estimulou a “arte” do cultivo (semear, plantar, cuidar, e acompanhar o
crescimento das plantas), respeitando os ritmos das plantas;
- desenvolveu a compreensão em relação à produção de vegetais;
- estimulou a criatividade, a curiosidade, a apreciação da beleza, o cuidado, o
respeito, a solidariedade, a partilha e a cooperação;
- promoveu competências para a vida (gestão de tarefas, organização,
responsabilidade, trabalho em equipa, autoconfiança e motivação);
· promoveu o reconhecimento e respeito pela profissão agricultor.
· introduziu conceitos de circularidade.
· reconheceu a importância do solo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta: Plantação de árvores de fruto.
O plantio de árvores na escola permite o uso das plantas em atividades de educação ambiental em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, os professores sugeriram o plantio de árvores de fruto para que as crianças pudessem participar desse processo (plantação), ver a fruta crescer e vivenciar a colheita (mais tarde). Conhecer as suas características (folhas, frutos...).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: