Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Nos dominios de articulação curricular trabalharam-se as seguintes disciplinas em interdisciplinaridade: Estudo do Meio, Cidadania,formação pessoal, matemática, português, expressões artisticas e Oficina das ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi em parceria com o Centro Ecológico Monte de S. Brás e familias que se arranjaram os materiais necessários para a horta, bem como as sementes. Foram colocadas nos classrooms das turmas a evolução da horta, com a realização de Kahoot sobre como se trata da horta e sobre alimentação biológica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O alunos começaram a dar mais valor à agricultura e à alimentação saúdável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diáriamente os alunos vão no inrtervalo da manhã regar e retirar as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos, em parceria com a junta e com o Centro Ecológico Monte de S. Brás em Matosinhos. A fertilização é feita com as borras do café retrados da sala dos professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos de alimentos da cozinha e com as cascas das frutas das salas de aula.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de feijão, alface, beterraba, abóbora,tomateiro e pimenteiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Quando os vegetais estiverem prontos a serem cortados o destino será fazer alguns pratos na cozinha para os alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma vai diariamente, no intervalo das 10.30 às 11h regar com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Até ao momento ainda não foi possível recolher os vegetais, uma vez que ainda não estão prontos a serem consumidos. No final do ano serão confeccionados pratos na cantina.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100035435246475