Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências; Geografia; FQ; EV

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram na cedência de sementes e plantas para a bio-horta. No ínicio de cada período é pedida a colaboração aos encarregados de Educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Incentiva para a agricultura biológica. Os alunos contactam diretamente com as plantas e a terra. Motiva para a produção de produtos biológicos. Conhecem ervas e plantas aromáticas. Utiliza materiais totalmente recicláveis que são fornecidos pela comunidade escolar. Mobiliza toda a comunidade educativa na participação e manutenção da horta.Já existe um segundo espaço para a bio-horta onde os alunos da Unidade Especializada dinamizam as suas atividades. A expansão da bio-horta é visível desde a sua criação, temos desde: uma casa de madeira, um percurso sensorial, muros de pedra, varandas de urze, espantalho, casa de pássaros, delimitamos uma parte do terreno com garrafões de água, fizemos percursos utilizando vários materiais, 2 "baloiços aromáticos". Temos vários estilos de vasos, desde tambores de máquinas de lavar roupa, latas, garrafas, pneus, garrafões, canteiros de paletes, etc. Na zona onde está inserida a casa da bio-horta temos mesas e bancos de paletes e troncos de árvores, denominamos esta zona de "Parque de Merendas". De salientar que alguns professores usam esta zona como sala de aula exterior. Neste ano letivo foi criada a sala ecoXXI e a sala ecoXXII, espaço que é utilizado para lecionar as aulas no exterior e onde os alunos podem esta para conviver e almoçar. Temos outra zona de lazer junto à bio-horta onde reutilizamos os tambores das máquinas de lavar para servir de bancos e as bobinas dos fios da luz que servem de mesa. Este espaço tem sido muito apreciado pelos alunos. A plantação de uma leguminosa, chícharo, contribui para voltar a antigas tradições regionais e a partir desta é elaborada uma sopa que é muito apreciada pela comunidade escolar (Feita na altura das reuniões que antecedem a Páscoa).
Os produtos da bio-horta são vendidos à comunidade escolar (com as verbas angariadas compramos materiais necessários à manutenção desta). As ervas aromáticas são utilizadas na enfermaria, no bar dos alunos e dos professores para confeccionar chás. A escola tem projetos Erasmus, onde temos alunos e professores de outros países e estes têm sempre um workshop na bio-horta.
Temos dois ninhos que foram executados por um senhor de forma voluntária e que nos fez chegar à Escola para os colocarmos na bio-horta. Este gesto identifica o impacto que este espaço gera na comunidade. Atualmente já temos 5 ninhos na escola. A curiosidade que é manifestada por pessoas externas à escola é uma constante. Os professores aparecem para colaborar na manutenção da bio-horta e trazem artefactos para embelezar este espaço. A parceria estabelecida com o AKI em 2018 e em 2019 proporcionou a construção de dois canteiros e uma ampliação da coelheira. As placas que identificam as plantas vêm acompanhadas de código QR. Temos 3 comedouros para pássaros, temos alguns "vasos" (latas de feijão) foram substituídos e pintados com desenhos alusivos aos 600 anos da Madeira e outros "vasos" foram decorados (garrafas de líxivia) com pinturas de máscaras. Este projeto foi desenvolvido por duas turmas na aula de EV em anos anteriores.
Ao lado da casinha da horta temos a zona das suculentas.
Já implementamos numa zona da horta um sistema de rega por capilaridade. A parceria com outro Projeto, IDIverSe (ERASMUS +) proporcionou a criação de um canteiro de flores, que ficou sobre a alçada do ecoHBG. A horta também possui hotel para insetos. Os piriquitos e principalmente os coelhos anões são um sucesso junto dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos voluntários que a determinadas horas dirigem-se à bio-horta acompanhados pelos professores do projeto eco-escolas.
Funcionário que monitoriza o espaço. Apoio de alguns professores e encarregados de educação que se voluntariam.
Equipa do Projeto Eco-Escolas.
Nas férias é feita uma escala entre os professores pertencentes à equipa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a compostagem que é feita na escola:
- com estilha;
- com as plantações que vamos fazendo conseguimos azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços.
- Com adubo natural (dos nossos coelhos e de cavalo)
-Com chorume (preparado com urtigas para azotar a terra).
- Com o bagaço que advém da cana de açucar (cedido por uma empresa que se localiza ao lado da escola).
- Utilizando borra do café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita utilizando três compostores com a supervisão dos professores que estão encarregues da bio-horta. Existe também no mesmo espaço uma zona em que colocamos estilha (cedida pela Câmara Municipal do Funchal).
Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutas. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.
A zona da compostagem, está delimitada por um mural com paletes onde estáo pintadas imagens com figuras alusivas às tradições da nossa ilha, de forma a tornar esta zona mais estética.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: Alface, cebola, alho francês, salsa, semilhas, batata doce, favas, tomate, pimentas, alecrim, aipo, funcho, hortelã pimenta, hortelã leite, hortelã chocolate, fisálias, morangos, pimentão, tremoços, beterraba, nabos, chícharo, ervilhas, feijão, cenoura, bróculos, couve de todos os dias, couve repolho, rúcula, favas.

Consociações: Acelgas, alho francês e beterraba/nabo, beterraba e acelgas, alfaces e couves.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas - cerca de 20 Kg
Alfaces - cerca de 10 Kg
Nabos - cerca de 5 Kg
Bróculos - Cerca de 5 Kg
Couves diversas - Cerca de 20 Kg
Ervas aromáticas - Cerca de 3 Kg
Tomates - 2 Kg
Pimentão - 2 Kg
Espinafres - 10 Kg
Batata doce - Cerca de 20 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As ervas de chá são usadas no bar dos professores e alunos e também na enfermaria.
Os outros produtos são disponibilizados aos funcionários e professores em mini-mercadinhos que vamos fazendo.
Os alunos voluntários, às vezes, são brindados com alguns legumes para levar para casa.
Também fazemos cabazes para servir de prémio em concursos e eventos que realizamos na escola nos diferentes departamentos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os professores no eco-escola, os alunos voluntários e um funcionário envolvido no projeto regam em dias específicos.
Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O fato de termos muitas calêndulas na horta ajudou a que as pragas não aparecessem.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos e piriquitos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Sala ecoXXI e Jardim das Abelhas; Confeção de doce de abóbora e laranja

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sala ecoXXI - Os alunos têm um espaço junto à bio-horta onde podem conviver, almoçar e ter aulas ao ar livre. Todo o material utilizado para a criação do espaço teve em conta a economia circular e foi criado com a ajuda dos funcionários, alunos e professores do projeto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Jardim das Abelhas - Espaço criado para sensibilizar os alunos para a importância das abelhas. Este espaço é uma estação do trilho da ciência. Este jardim tem 3 hotéis para insetos. Os alunos do 5º ano estiveram envolvidos no projeto do borboletário em que depois vinham libertar as borboletas ao jardim.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de doce de abóbora e laranja - Os frascos para o doce são recolhidos pelos alunos, estes colaboram na decoração dos frascos. O doce é depois disponibilizado à comunidade em épocas festivas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos estão sempre prontos para colaborar, principalmente os mais novos. O entusiasmo é constante. Os alunos fazem as suas plantações e levam os vasos para casa. As diferentes disciplina deslocam-se a este espaço para lecionar os seus contéudos. Há projetos desenvolvidos pelas turmas, tendo como base a agricultura e o ambiente. Os professores de geografia em colaboração com o Eco-Escolas estão a desenvolver um roteiro da bio-horta, onde os professores terão acesso ao documento e poderão realizar na sua disciplina.

15.1. Link para a página da horta:

www.wordpress.ecoHBG.com e www.wordpress.ecoHBG2.com