Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária D. Afonso Henriques (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²):

70 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e FQ

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nas sementeiras e no envio de produtos para plantar próprios da época. A maioria são enviadas pelos encarregados de educação, através dos seus educandos, ao longo de todo o ano letivo. Os alunos da escola secundária acabam por pedir aos familiares e vizinhos produtos da época e sementes que usamos ao longo do ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Além dos alunos envolvidos diretamente no projeto todos os restantes puderam ver e apreciar o trabalho desenvolvido uma vez que se trata de um espaço com bastante movimento. Os restantes elementos da comunidade educativa acabavam por achar divertido ver os colegas calçados com galochas e fatos apropriados para realizar as tarefas tanto no interior da horta (estufa) como no seu exterior. Como no ano anterior, foi também um recurso muito eficaz para alunos com necessidades educativas especiais, ajudando-os a interagir com os colegas e a sentirem-se mais responsáveis uma vez que a parte da rega, colheita e distribuição ficou a seu cargo.
Foi também realizada a confeção de alimentos provenientes da horta para os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano letivo ficou a cargo dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e da turma I do 11º ano do curso Técnico de programação de Sistemas Informáticos a parte de preparação do terreno e a plantação.Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (educação especial) trataram das sementeiras para posteriormente irem para a estufa.Foram também estes os responsáveis pela rega ,colheita e também a manutenção da horta.Os alunos do 11º ano foram fazendo ao longo do ano letivo medições de temperatura , humidade e o valor do pH do solo com os recursos existentes no laboratório de Física e Química.A manutenção também foi assegurada pelos auxiliares de ação educativa e também trouxeram para plantar variadíssimas hortícolas ( hortaliças,brócolos, couve-flor, beterraba, pepinos, abóboras e espinafres) . Como no ano transato a quantidade e a qualidade dos produtos era muito elogiada decidimos manter o uso do espaço exterior à estufa conseguindo assim promover de uma forma mais eficaz o trabalho desenvolvido por todos os intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, tanto no interior como no exterior, foi feita apenas com o recurso a enxadas e um carrinho de mão para transportar os restos de plantas para o compostor. A fertilização usada foi orgânica. Como temos vários compostores que são usados durante todo o ano, à medida que decorria a preparação da terra da estufa e posteriormente do exterior, fomos adicionando o nosso composto que é basicamente resultante de folhas e frutos que vamos acumulando nos compostores. Os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços verdes da escola colocam lá tudo. Os frutos provêm das nossas árvores que quando já não dão para comer ou porque estão caídos no chão são lá colocados. Por vezes também vêm algumas cascas de fruta do bar dos alunos / professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como referi no ponto anterior usamos um composto por nós produzido. É natural e resulta principalmente da decomposição de folhas e frutos existentes na escola. Os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços verdes da escola colocam lá tudo. Os frutos provêm das nossas árvores de fruto que quando já não dão para comer ou porque estão caídos no chão são lá colocados. Por vezes também vem algumas cascas de fruta do bar dos alunos / professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na estufa:
alface, tomate, salsa, beterraba, espinafre, pimentos, couve flor, brócolos , pepino, corgete
Exterior
Favas, ervilhas, ervas aromáticas ,couve galega, alface e cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

aproximadamente 100kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uma parte (alface) vai para o bar dos alunos para ser distribuído pelos alunos que o pretendam e o restante além de ter sido utilizado na confeção de alimentos por parte dos alunos do centro de Apoio à Aprendizagem é oferecido aos alunos envolvidos para mostrarem às respetivas famílias.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando temos o bidão cheio com água da chuva, usamos um balde e regamos com essa água, em época seca usa-se água do furo da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sobretudo do caracol. Sempre que os alunos vão regar verificam. Ao longo do ano vão sendo colocadas cascas de ovos nas imediações da estufa e à volta do terreno cultivado para minimizar o efeito dos caracóis. Também usamos sálvia.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de combate a incêndios no âmbito do Clube de proteção civil.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de medronheiros no Dia da Floresta Autóctone

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O envolvimento de muitos alunos, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e professores que trouxeram sementes e plantas para serem colocadas tanto na estufa como no seu exterior .

15.1. Link para a página da horta: