Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Construída este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Embora tenha havido contactos com com a Associação de Pais com o objetivo de obter a terra necessária, não houve mais envolvimento dos pais. A construção da Horta demorou mais que o previsto, exatamente pela demora na chegada da terra!

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos do Curso Profissional de Manutenção Industrial trabalharam com muita responsabilidade e empenho na construção dos canteiros, pondo em prática as suas aprendizagens;
Os alunos do 8ºano de Ciências Naturais e de 11º ano de Geografia, encheram os canteiros com terra e procederam às primeiras plantações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia, os alunos fazem a manutenção e a rega, assim como novas plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos fazem a manutenção uma vez por semana, assim como a rega, nos períodos em que está maior calor. A fertifização foi feita com recurso a composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos da cantina e da cozinha pedagógica.
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid023pSXiQNTdfDizUqj5eQgEZ9CyuooR5M2BcNN6eUAQKdtKZXKYt5KCksqV1w8T5kal&id=100024792433282

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, alfaces, cebolo, batata doce, salsa, courgetes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Trata-se de uma horta recente. As primeiras culturas foram plantadas apenas em abril! Ainda não houve produção. As primeiras alfaces estão a surgir!

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Pretende-se que sejam utilizadas na cozinha pedagógica.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com regador, no pé das plantas, nos períodos em que está mais calor!

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Mas ainda não houve qualquer situação uma vez que as culturas têm pouco tempo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

IMPORTANTE
A horta foi o resultado de um esforço gigantesco que iniciou há três anos! Pela impossibilidade de cavar no solo (devido à presença de tubos), no ano passado houve uma candidatura ao Orçamento Participativo, para se obter financiamento, para a aquisição do material dos canteiros!
Este ano, os canteiros foram construídos pelos alunos do Curso Profissional de Manutenção Industrial.
Conseguir terra, foi um obstáculo imenso, conseguido graças a um mecenas que disponibilizou mas dentro das suas possibilidades: a terra chegou apenas em março!
Imediatamente começaram os trabalhos de a transportar para dentro dos caixotes, mas a tarefa só estaria concluída, no início do 3º Período escolar;
Só em finais de abril, foi possível proceder às primeiras plantações!
Todos os envolvidos foram uns heroís! Finalmente "Habemus horta!"

15.1. Link para a página da horta: