Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania, Matemática, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação conseguem alguns dos materiais que são reutilizados/reciclados para a horta e ajudam na manutenção da mesma sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

São os alunos que fazem a principal manutenção da horta:
- plantação
- rega
- limpeza
- colheita

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente existe um grupo/turma destacado para a manutenção

7. Como é feita a preparação do solo?

Existe uma parceria com a Câmara Municipal assim como com a Junta de Freguesia que fornecem a terra e corte e manutenção dos espaços de lazer/jardim.
São também responsáveis pela limpeza de infestantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de fruta e legumes de desperdício alimentar, folhas que são recolhidas pelos alunos durante a limpeza dos espaços do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas, aromáticas e ornamentais

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg de produtos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo dos alunos em momentos específicos- Lanche, sopa, chá, confecionados na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam (de balde) de forma controlada e acompanhada a horta das hortícolas, aromáticas e ornamentais. O jardineiro rega o espaço de relvado.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mensalmente pelo jardineiro com observação dos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
O facto dos alunos estarem no espaço exterior em contacto com a natureza, é só por si uma mais valia. Aprendem fazendo numa experiência direta com a terra duas vezes por mês.
A comunidade envolvente congratula estas iniciativas mostrando a sua satisfação pelo espaço arranjado e aproveitado.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: