Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 de Felgueiras (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio e cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

163

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- alunos levam para casa a produção do cantinho da turma.
- os alunos ficam a saber como se cultivam os legumes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- os alunos plantam com a ajuda das professoras e das funcionárias
- semanalmente os alunos vão visitar a horta e fazer a manutenção ( arrancar ervas daninhas, regar, sachar)
- as funcionárias, durante a semana, regam os canteiros.

7. Como é feita a preparação do solo?

foi limpo e cavado por um funcionário da junta de freguesia,
mobilizaram-se os alunos para a plantação,
a fertilização do solo foi feita com "estrume" do compostor,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

folhas, ervas, restos de comida, cascas de fruta e terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Repolho, couve -flor, brócolos, cebolo, alfaces, alho francês, pimentos.
salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cada aluno da turma levou a colheita da sua plantação para casa e assim partilhar com a família o resultado do seu trabalho.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

através de um regador - rega de manhã - dia sim/ dia não.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

através da observação direta - semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na aula de estudo do meio - ver como as plantas crescem .

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: