Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 40 m2 - está em expansão...

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Variável- até 20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta principal vê-se da rua e suscita comentários de agrado dos transeuntes;
Alunos, professores e funcionários contribuem com plantas para a horta;
Os alunos da Sala Arco Íris (Unidade de Multideficiência) têm muitas vezes aulas na horta, que fica em frente do seu espaço;
A horta ó objeto de saídas de campo durante as aulas de Geografia e Ciências Naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita sobretudo pelos alunos da Sala Arco Íris, acompanhados pelas professoras e técnicas.
Existe na escola um clube informal de jardinagem, chamado "Hora da Jardinagem", que reune às terças-feiras, das 15 às 16h 30m.
As funcionárias, sobretudo durante as férias escolares.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é mobilizado com enxadas quando há necessidade de espaço para introduzir novas plantas.
A fertilidade é mantida através da rotação de culturas e da adição de composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos 2 compostores onde se colocam follhas secas, ervas daninhas, resíduos vegetais resultantes da preparação de refeições na sala Arco Íris, borras de café, etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta principal:
alecrim, salvia, tomilho, alfazema (2 variedades), erva cidreira, hortelã e outras mentas, boldo, arruda, morango, fisális, batata, milho, rabanetes, alface (2 variedades), couves, espinafres, capuchinha, beterraba, chuchu abóbora e favas.

"Filial" da horta, junto ao pré-fabricado
Favas, ervilhas, chuchu, cenouras, tomateiros, pimenteiros, abóbora, courgette, alface, batatas, couves, espinafre, abacateiros, nespereiras, girassol, hortelã, coentros, morangos e fisális.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Dadas as dimensões da horta e a grande variedade de plantas, as quantidades são ínfimas. Raramente monitorizamos a produção, não é esse o nosso objetivo. Além do mais a manutenção é feita por diferentes pessoas, que não têm que prestar contas umas às outras.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os morangos e fisális são comidos por alunos durante a "Hora da Jardinagem" ou nas visitas; alguns legumes são usados na Sala Arco Íris para confecionar sopas; muitos vegetais são agora dados às galinhas; as ervas aromáticas são colhidas por quem precisa delas.
Não há venda de produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As plantas são regadas com um regador ou com mangueira sempre que necessário.
Por enquanto a maior parte da água utilizada é da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido pragas, talvez pela reduzida dimensão do espaço e variedade de plantas.
Quanto ás doenças, limitamo-nos a eliminar a parte afetada da planta ou, se necessário,a planta completa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Introduzimos este ano 2 galinhas de raças autóctones.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Hora da jardinagem
Semanalmente, sem inscrição, alunos voluntários dirigem-se à horta principal para fazer a sua manutenção e aprender técnicas como a monda, a poda de limpeza, sementeira, plantação, rega, estacaria, aplicação de tutores, etc.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Quando o tema da aula é propício (agricultura, biodiversidade, morfologia das plantas,o papel dos insectos, etc) as turmas dirigem-se à horta e observam, põem questões e procuram respostas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Planos Individuais de transição
Os alunos participam na manutenção da horta e dos animais, colhem produtos e preparam lanches com eles.
Nota:a sala Arco Íris está equipada com cozinha.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está em expansão para outro ponto da escola, embora ainda seja necessário resolver problemas como a inclinação do terreno e os afloramentos rochosos.

15.1. Link para a página da horta: