Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apenas iniciamos este ano nestas instalações.

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias facultaram as sementes e algum material para os alunos trabalharem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento da horticultura e dos produtos desde a sementeira à sua colheita (produto final). Observarem diretamente a germinação das sementes até ao produto final. O trabalhar a terra, todo o envolvimento dos alunos e aprendizagem da evolução de alguns alimentos, da sua origem até à mesa de cada um de nós. Observar os vários tipos de solo, o cheiro e a sua texto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os Professores responsáveis dinamizam todas as tarefas de manutenção da horta de acordo com a necessidade de intervenção, solicitando os alunos diretamente envolvidos, sempre que necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira mobilização do solo procedeu-se com a ajuda dos professores e funcionários. Posteriormente os alunos prepararam o terreno com as orientações dos professores, com o auxilio de material apropriado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com cascas da fruta do almoço, desperdício da confeção do almoço ( casca da batata de cenoura e da cebola ...) borra do café, folhas que caem das árvores e vai-se cobrindo com terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, pimentos alho francês, couve coração, pepinos. Cultivámos também Várias plantas aromáticas e medicinais.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos ainda não foram todos retirados todos do terreno, até ao momento foram colhidos por volta de 15 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São oferecidos às famílias mais carenciados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recolha da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação direta no terreno.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Com cascas de ovos para a praga das lesmas e dos caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos de 5.º Ano com a colaboração da Coordenadora do Eco-Escolas e o Professor Amílcar Peixoto, procederam à plantação de algumas sementes para posteriormente visualizarem a sua germinação, e o fruto conteúdo lecionado nas aulas de Ciências Naturais. Visualização de Workshops sobre técnicas naturais para combater pragas.
No âmbito da disciplina de Matemática os alunos calcularam a área de cada plantação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/AEVSTorcato/photos/pcb.5210265869057948/5210264685724733/