Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1. ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

377

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

16

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias disponibilizam-se para colaborar na manutenção da horta, fertilização natural, sensibilização aos alunos com sessões de esclarecimento pelos avós sobre o modo como se deve cultivar uma horta,melhores produtos em cada época... E ainda para adquirir os produtos nas vendas efetuadas pelos alunos e que revertem para o projeto de Educação Financeira.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Melhoria da perceção das crianças sobre o modo como se produzem os produtos hortícolas.
Contacto direto com a natureza e com as diferentes etapas de cultivo e desenvolvimento das plantas.
Respeito pela natureza, pelos alimentos e pela agricultura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas têm um horário para se deslocarem à horta e efetuarem o devido acompanhamento e manutenção necessária.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo, cavado e fertilizado com estrume de animais trazido por um EE que trabalha na Escola Agrícola da Paiã. Posteriormente adicionamos composto orgânico do compostor comunitário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor comunitário, no qual colocamos os restos das plantas, e onde vamos buscar o composto para fertilizar o solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo optamos por colocar diferentes espécies de couves (couve açúcar, couve lombarda, couve coração, couve de Chaves), alfaces, girassóis e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 70kg de couves e 50 kg de alfaces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uma parte foi vendida aos EE e o dinheiro reverte a favor do Projeto de Educação Financeira dos alunos do 3.º e 4.º ano e outra parte foi levada para o refeitório da escola, tendo sido confecionadas refeições e sopa com as mesmas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido pragas, nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EBportopinheiro