Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Padre António Lourenço Farinha (Sertã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

32,80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Tecnologica e Ciências Naturais,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais foram envolvidos para o arranjo de sementes e para a compra de produtos. Os pais participaram na eleição da mãe presente em todos os Conselhos Eco Escolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciencialização dos alunos e famílias para a necessidade da produção biológica.
Promoção da economia circular. Desenvolvimento local através da utilização dos produtos endógenos.
Incentivo à descarbonização da economia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada semanalmente por um grupo de alunos Eco Escolas incluindo a Vida Ativa e regada regularmente por dois funcionários e pelos alunos Eco Escolas. Os Coordenadores de Eco Escolas e o Coordenador da Escola fazem a supervisão dessa atividade.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização.
Remoção das plantas adventícias.
Fertilização com matéria orgânica.
Sementeira e plantação.
Rega.
Controlo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Produtos residuais da horta e da cozinha através da compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, Couves,Tomates, Salsa, Cebolas, Favas, Trigos, Feijão, Hortelã e Abóbora, Coentros, Pepinos, Mentas, Alho Francês, Morangos, Flores comestíveis e Batatas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina Escolar e venda na comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as necessidades das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Inicialmente, com o processo de consociação de plantas. Não tendo existido necessidade de aplicação de fito sanitários.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As couvinhas deram um excelente caldo verde, preparado com o auxílio de uma das nossas funcionárias, que foi comprado por funcionários e professores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As maravilhosas batatinhas semeadas pelo nosso aluno André, foram logo cobiçadas e vendidas assim que as pousámos em cima da mesa de vendas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Diz quem as provou que as nossas alfacinhas eram tenrinhas e saborosas, podemos acrescentar que o seu tamanho era muito generoso.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Motivação e preparação dos alunos, para aplicação do saber e saber fazer na sua atividade pós escolar.

15.1. Link para a página da horta: