Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Filosofia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

53

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impacto paisagístico, pois de uma zona abandonada, criou-se um espaço verde, organizado e cultivado;
Impacto na comunidade escolar, dado que a atividade prática com os alunos é apreciada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita uma divisão de canteiros, cuja responsabilidade de cuidar é de cada turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é frequentemente cavado e misturado um material vegetal saído da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas hortícolas e ervas daninhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Banana, batata doce, semilha, alface, cebola e ervas aromáticas. Consociações - Bananeira e batata doce.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

80 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Partilha com a comunidade educativa e com a associação CASA.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega por aspersão e gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita visualmente pelos alunos sob a orientação dos professores. è feita em vários momentos durante o desenvolvimento das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade no contexto da componente de Cidadania e Desenvolvimento – tema do projeto da turma: Educação Ambiental.
Preparação do solo para sementeira do cebolinho – 11º11

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade 2 – 11º02
Atividade no contexto da componente de Cidadania e Desenvolvimento – tema do projeto da turma: Educação Ambiental.
a) Apanhar o cacho de banana;
b) Colocar a amadurecer, a fim de ser partilhado com a comunidade escolar e enviar para a instituição CASA

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Integrada no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, subordinado ao tema Saúde e Educação Ambiental.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: