Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Casal do Cotão (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Sempre existiu horta na nossa escola, mas de há dois anos para cá por causa da pandemia a mesma esteve parada. Este ano arrancou com atraso, pois estivemos com obras de novembro até março no logadouro da nossa escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º. Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

Todos

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a doação de sementes para plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Incentivo aos alunos na plantação e manutenção de produtos biológicos.
Dar a conhecer aos alunos a origem dos produtos frutas e legumes que se encontram há venda nos supermercados.
Favorece o trabalho em grupo.
Favorece a cooperação e a responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos professores e os respetivos alunos. A mesma divide-se em várias tarefas, entre as quais lavrar a terra, plantar, regar… sendo que os professores e alunos organizam-se de forma a que todas estas tarefas sejam concretizadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo incluiu lavrar a terra e arrancar ervas daninhas. Também foram utilizados recursos naturais para fertilizar a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são as seguintes: Feijão Catarino, couve galega, couve lombarda, brócolos e dois tipos de alface.
Chegámos ainda a plantar batatas e coentros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os mesmos foram para consumo das famílias, e os desperdícios para consumo de alguns animais de estimação que temos (coelho)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de um regador, pelos alunos, com a orientação dos professores, de quantidade e quando, de forma a aproveitar a água da chuva e também diminuir o consumo de água da escola, que este ano teve uma rutura grande, após as obras no nosso logradouro.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização através da observação diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Antes de começar a plantar, os alunos tiveram umas aulas sobre como plantar, como cuidar, e como distinguir o que plantamos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aproveitámos e levamos também para casa algumas folhas que estavam soltas, ou que já não dava para a alimentação.
Lavámos muito bem ,e como temos animais de estimação que até são herbívoros, demos uma sobremesa ao nosso Caramelo, que se deliciou.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nível ambiental, favorece o ambiente escolar, pois tem um espaço mais limpo, organizado e mais verde.

15.1. Link para a página da horta: