Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Mouzinho da Silveira (Moita)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

25 anos (aproximadamente)

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Trabalho interdisciplinar: português, matemática, estudo do meio, formação cívica, expressão plástica, …

3.3. N.º de alunos envolvidos:

91

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Resíduos verdes, para o compostor.
Sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O compostor continua a ser um elo de ligação entre a escola e a família, alertando para a necessidade da reciclagem do lixo doméstico, como forma de contribuir para um mundo melhor e fazendo sentir os benefícios da agricultura biológica, uma vez que os produtos foram consumidos pelos alunos, em família.

- Implementação da compostagem como tratamentos dos resíduos orgânicos produzidos em casa.
- Sensibilização da comunidade educativa, para hábitos quotidianos de separação de resíduos.
- Estabelece a ligação entre conteúdos abordados nos programas escolares e a prática de atividades experimentais que facilitem a compreensão daqueles conteúdos.
- Sensibilização dos alunos para questões relacionadas com o Meio Ambiente e a sua preservação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada professor/turma cuida do seu talhão e o compostor é da responsabilidade de todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Por elementos da Câmara Municipal da Moita.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos verdes trazidos de casa pelos alunos, restos de alimentos não cozinhados, utilizados para a confeção de alimentos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, cenouras, rabanetes, beterrabas, alho francês, espinafres, favas, ervilhas, aromáticas e alho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos, com regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação cuidada das plantas, pelos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas. Foram utilizados produtos, aplicados pelos funcionários da CMM, para o combate da referida praga.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Saladas, no final do ano.
No último ano, tendo em conta o contexto pandémico, os alunos levaram para casa, os produtos recolhidos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Receitas com os produtos cultivados. (Bolo de espinafres)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Gráficos com os produtos recolhidos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos que integram o Projeto da Horta tornam-se mais sensíveis e conscientes, levando com eles e partilhando com a família, ensinamentos e novas escolhas alimentares.
Recurso no espaço escolar, um laboratório vivo disponível para observação, demonstração e experiência.
Quando pensamos em alterações climáticas associamos a algo grandioso, à escala planetária… e somos levados a achar a nossa atuação/contributo algo insignificante…, mas se cuidarmos do «nosso quadradinho», da nossa Horta estamos a participar na ação de melhorar o mundo. É de extrema urgência envolvermos, cada vez mais cedo as crianças, que são por natureza agentes muito sensíveis e atuantes a estas temáticas sendo capazes de se «zangarem e criticarem» os adultos pelas suas atitudes irresponsáveis e pela falta de respostas.

15.1. Link para a página da horta: