Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino Especial; Assembleia de Turma (AT); Ed. Física; História.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos de Ensino Especial uma vez por semana. Os alunos das duas turmas envolvidas quando não tinham outras tarefas na aula de AT, o que tornou a frequência menor que o previsto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Alegria dos meninos do Ensino Especial com deficiências graves a mexer na terra
- Conhecimento da proveniência dos vegetais, que alguns alunos não sabiam.
- Prender a semear para depois colher.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos têm o horário com dia e hora marcada. Todos fazem as tarefas que sejam necessárias, dependendo da época do ano e das sementeiras que delineámos fazer - Educação Especial

5.º B e 5.º J - Nas aulas de Assembleia de Turma, sempre que as inúmeras tarefas desta aula o permitiram (foi muito difícil ter tempo útil).

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza com sacho, enxada e manualmente. Fertilização é feita com o produto da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor fornecido pela Câmara Municipal.
Folhas, ervas, cascas de fruta, vegetais que não estejam bons para consumo, borras de café, cascas de ovos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alho francês, alfaces, espinafres, feijão, brócolos e cebolas.
Ervas aromáticas: salsa, hortelã, coentros, cebolinho, alecrim, loureiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Vai sendo monitorizada a humidade do solo e regamos sempre de manhã ou ao fim do dia. A rega é feita pelo pé com mangueira, pelos alunos e sempre que necessário com a ajuda do auxiliar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda de produtos na sala dos professores, pelos alunos do Ensino Especial. Aprendizagem e desenvolvimento de práticas diárias de integração na comunidade.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Alunos com Necessidades Educativas Especificas gostam muito de ali desenvolver as atividades. Serve como ponto de socialização, aprendizagem e terapia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta na disciplina de Assembleia de turma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda por parte dos alunos do Ensino Especial e integração nas atividades do dia-a-dia, como por exemplo fazer o troco.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Contacto com a natureza.

15.1. Link para a página da horta:

O facebook do agrupamento está em atualização! Estamos a tentar mudar isso, mas ainda há constrangimentos que nos ultrapassam.