Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta nos moldes em que existe foi criada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

400m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania, EMRC, Educação Especial, Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

• Aproximar as crianças e jovens da natureza fundamentando nelas o dever de zelo e preservação pois criam um vínculo afetivo e de pertença à natureza.
• Estimular a vertente sensorial potenciando estímulo aos sentidos, visando o desenvolvimento integral do aluno. Um espaço de horta, mesmo que pequeno, proporciona recursos para exploração do tato, olfato, paladar, visão e audição.
• Constituir um espaço de aprendizagem verdadeiramente prático uma vez que horta é uma verdadeira sala de aula ao ar livre.
• Inspirar para a mudança de comportamentos sublinhando a importância de uma alimentação mais saudável, maior respeito pela natureza e aproximação entre as pessoas cujo corolário se traduzirá na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada canteiro BIO tem uma ou duas turmas atribuídas que fazem a manutenção do mesmo de forma partilhada nas aulas de Ciências Naturais e Cidadania, em conjunto com os professores das disciplinas e as funcionárias da escola. Os professores do Centro de Apoio à aprendizagem e os alunos da Educação Especial tratam da implementação e manutenção do Pomar e das ramadas de Kiwis, maracujás de tomateiros.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente contamos com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Serzedo que fez a limpeza do terreno. Pedimos apoio a várias empresas para apoiarem a construção dos canteiros bio, tendo sido possível construi-los a custo zero. Uma vez que a terra não era fértil, a direção do agrupamento apoiou a compra de terra nova para colocar dentro dos canteiros Bio.
Em parceria com a Empresa Municipal - Águas de Gaia, foi possível a instalação de um compostor onde tem estado a ser produzido composto que será colocado na terra no próximo ano letivo.
Numa perspetiva de sustentabilidade, foi instalado na escola um coletor de Águas Pluviais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi instalado um compostor na escola onde são depositados resíduos orgânicos que resultam da atividade do bar da escola e que alunos e professores trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantados legumes e uma turma semeou ervas aromáticas num dos canteiros Bio.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram realizados Mini Mercados de produtos Bio no polivalente da Escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercado de Produtos BIO

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Durante o 2.º período, os alunos do 2.º ciclo realizaram sementeiras de alface na sala de aula, as quais foram colocadas nas janelas da sala de aula, para estudo da influencia dos fatores do meio no desenvolvimento das plantas. Para isso, reciclaram materiais e usaram fio de algodão para criar canteiros auto irrigáveis.
No 3.º período as alfaces criadas nas chamadas "Janelortas" forma transplantadas para os canteiros Bio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

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