Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de Autonomia Pessoal e Social (Jardinagem) /Oficina do meio ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação foram uma mais valia na partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas ao longo do ano.
Sempre que houve dúvidas recorremos à experiência dos EE.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizar os alunos para a produção de culturas biológicas;
Manter o espaço limpo e organizado;
Perceber a importância da realização da compostagem;
Incutir responsabilidade no que diz respeito à rega, à manutenção e preservação do espaço interior da estufa e circundante.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo faz a manutenção da horta, uma vez por semana: limpeza das ervas daninhas, plantação de culturas, rega, recolha de lixo no espaço circundante e manutenção do compostor.
A rega é feita duas vezes por semana, organizando e responsabilizando o grupo para proceder a essa tarefa.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Irradicação das ervas daninhas;
2º Lavrar a terra;
3º Colocação do plástico;
4º Plantação das culturas;
5º Rega;
6º Colheita das culturas.
Sempre que necessário colocamos sal grosso para combater as pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos das verduras plantadas e colhidas.
Restos de frutas e verduras da sala dos professores.
Restos de verduras que não são utilizadas para a confeção das saladas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Estufa: Alfaces, couves (vários espécies), tomates, alhos franceses, morangos, espinafres, aipos, salsas e hortelãs.
Espaço Exterior: batatas, feijões, couves e girassóis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 kg aproximadamente

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda pela comunidade escolar e utilização de alfaces para a confeção de saladas para venda na sala de professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Fora da estufa existe um ponto de água com uma mangueira que utilizamos para regar as culturas. Esta é feita, duas vezes por semana, organizando e responsabilizando o grupo para proceder a essa tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, uma vez por semana, os alunos e os professores fazem essa monitorização e colocam sal grosso para afastar os caracóis e lesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas. Tentamos controlar as pragas com a colocação de sal grosso.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

OUTRA - Venda de produtos pela comunidade escolar, de forma a escoar os produtos.
Esta atividade desenvolveu-se ao longo do ano, sempre que houve necessidade de escoar os produtos (2 ou 3 vezes por período), e foram os alunos que efetuaram a venda dos produtos com a orientação de duas professoras de educação especial.
Esta atividade foi muito interessante, pois sendo alunos ao abrigo do decreto lei 54/2018, com adaptações curriculares significativas, permitiu desenvolver a autonomia, a capacidade de saber estar, de interagir e de contactar com o dinheiro em situações de venda de produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização de saladas com alguns alimentos da estufa, uma vez por semana.
Esta atividade, inserida na oficina de autonomia pessoal e social, foi desenvolvida pelos alunos ao abrigo do decreto lei 54/2018, com adaptações curriculares significativas, uma vez por semana.
Nesta atividade foram confecionadas saladas saudáveis com hortícolas da estufa, pelos alunos e com a supervisão das professoras de educação especial. Registou-se uma melhoria significativa na prestação dos alunos, sendo capazes, no momento de as confecionar de forma autónoma, apenas com orientação doa adultos.
Neste sentido, esta atividade permitiu trabalhar a autonomia, a capacidade de interação e entreajuda dos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

OUTRA - Pintura e colocação de placas com o nome das culturas pelos alunos do CAA - Autismo

Os cinco alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem – Autismo construíram, com o apoio do professor de educação especial e outros técnicos escolares, umas placas em madeira, para colocar na estufa, de forma a identificar as respetivas culturas.
Esta atividade permitiu interagir com outros alunos, envolvendo-os nos projetos da escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: