Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2006/2007, com interrução nso anos letivos 2019/20 e 2020/21

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficna de Artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram as plantas utilizadas na horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta para além de proporcionar aprendizagens fora do contexto de sala de aula, em particular aos alunos que cuidam dela, também proporciona a articulação entre as famílias e a escola..

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os trabalhos (limpeza, plantações) foram realizados pela turma (5.ºA) e pelo professor, exceto a rega que ficou à responsabilidade de um grupo de 4 alunos da mesma turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi limpo tendo sido arrancadas as ervas daninhas. A mobilização e a fertilização do terreno foram realizadas aquando as plantações. A mobilização foi manual com recurso à enxada e a foi realizada fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos são consumidos no bar da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Um grupo de quatro alunos ficou responsável por fazer a rega ao início da manhã, quando chegam à escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: